top of page

Você sabia que cera de ouvido pode causar perda auditiva?

Simplificando, a cera pode causar perda auditiva SIM. Na verdade, uma impactação de cera é a causa mais comum de perda auditiva condutiva que existe.


Quando a cera se acumula muito, ela pode ficar presa no lugar e atua como uma barreira que impede o som de viajar para o ouvido interno como faria normalmente.


Uma impactação total de cera é rara, então geralmente há algum espaço para o som passar. No entanto, se você sentir que sua audição está abafada e que a cera do ouvido está atrapalhando sua capacidade de comunicação, você pode solicitar a ajuda de um dos nossos otorrinos.


A cera é muito importante para a saúde do ouvido, afinal é uma substância projetada para capturar e prender poeira, bactérias e outros detritos que podem irritar o ouvido ou causar uma infecção.


No entanto, algumas pessoas produzem mais cera do que outras. Quando isso acontece, a cera pode crescer a ponto de começar a bloquear o ouvido. Quando isso acontece, o bloqueio pode impedir que o som chegue ao ouvido, levando à perda de audição. Na maioria das vezes, essa perda auditiva é temporária e, para combatê-la, você só precisa remover o bloqueio.


Uma das coisas mais importantes é lembrar que: quando você tiver um bloqueio de cera de ouvido, nunca deve colocar nada em seu ouvido na tentativa de limpá-lo.


Se a cera precisa ser removida, buscar um otorrino é a maneira mais segura e eficaz de se livrar dela!


268 visualizações0 comentário
bottom of page