Tontura: saiba como identificar as causas do sintoma

O que é a Otoneurologia?

A Otoneurologia é a especialidade da medicina que estuda os sistemas sensoriais envolvidos no equilíbrio e na audição, bem como os distúrbios de funcionamento desses sistemas, tais como tonturas, vertigem, desequilíbrio, queixas auditivas e zumbido. Esses sintomas são mais comuns na fase adulta e o número de casos na população aumenta a cada dia, em decorrência principalmente do estilo de vida adotado e do aumento da expectativa de vida; estamos vivendo mais e precisamos de mais qualidade nos nossos dias.

Esses sintomas acabam afetando todas as áreas da vida, muitos relatam perceber queda no desempenho cognitivo, dificuldade em raciocinar com a mesma agilidade, ficam inseguros, abalados emocionalmente, com medo do que esses sintomas possam significar. Para saber acolher e ajudar esse indivíduo, um bom serviço de Otoneurologia deve contar com a equipe profissional especializada, composta por Médico Otorrinolaringologista e Fonoaudiólogo Audiologista, ambos com especialização em Otoneurologia.

Como é a avaliação desses sintomas?

A avaliação deve ser composta por uma detalhada coleta de informações da história clínica do paciente, com dados sobre os sintomas atuais, queixas auditivas associadas e estado de saúde geral. Com base nesses dados, o médico poderá solicitar exames que confirmem sua hipótese diagnóstica ou esclareçam melhor o quadro. São vários os exames que se enquadram na bateria de avaliação otoneurológica, desde exames audiológicos, eletrofisiológicos, funcionais ou de imagem, a depender da avaliação médica e dos sintomas do paciente.

O que é Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) e como diagnosticar?

Uma das queixas mais comuns é a de sentir vertigem (sensação ilusória de que os objetos, ou o próprio corpo, estão girando) ao movimentar a cabeça. Quando essa vertigem acontece com forte intensidade, é passageira e volta a acontecer sempre que se repete o movimento, o mais indicado é realizar os testes posicionais e verificar se, durante a avaliação, os sintomas são provocados. Nesses casos, pode ser utilizada uma máscara com câmera acoplada (Videonistagmoscopia), que vai filmar o movimento dos olhos do paciente durante o teste. Um dos objetivos é identificar a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB).

A VPPB é um quadro que se caracteriza por deslocamento de cristais de cálcio para outras estruturas do labirinto, diferentes daquelas em que eles se localizam normalmente. Nesses casos, toda vez que o indivíduo mexe a cabeça, os cristais se movimentam também, provocando a sensação de tontura. A videonistagmoscopia permite ao profissional identificar a estrutura acometida, o mecanismo fisiológico envolvido, além de monitorar a evolução durante o tratamento.

Embora essa seja a principal indicação, os testes posicionais podem fornecer informações importantes sobre outras afecções, tais como problemas na coluna cervical e disfunções vestibulares de origem central e, por isso, devem fazer parte da avaliação de todos os pacientes com tontura.

Se nossas informações foram úteis para você, também podem ajudar outras pessoas. Compartilhe o texto em suas redes sociais! Assim, você ajuda a ampliar a qualidade de vida na sociedade.

A clínica OtorrinoDF dispõe de equipe e estrutura, voltadas especificamente para você! Vale a pena conhecer! Agende agora o seu exame de Videonistagmoscopia!

Agende a avaliação daqueles que você ama!

Mais de 60 planos de saúde e convênio.

Consulta e exames no mesmo dia e local, com preferência absoluta aos idosos. Afinal, agora é nossa hora de retribuir tantos anos de dedicação.

(61) 3542-2803 / (61) 9.9604-2803

Auto-Agendamento e Chat no Site