Tomografia: o exame ideal para tratar problemas nas vias lacrimais.

As vias lacrimais são responsáveis pela drenagem das lágrimas produzidas pelo nosso organismo e por transportá-las para o nariz. Elas começam naquelas pequenas aberturas localizadas na bordinha da pálpebra superior e inferior, conhecidas como pontos lacrimais, e se estendem para os canais lacrimais.

Quando as lágrimas são produzidas em excesso ou quando a drenagem está comprometida, por uma obstrução, por exemplo, pode ocorrer o acúmulo de lágrimas nos olhos, causando lacrimejamento excessivo ou até mesmo, infecções.

E para diagnosticar problemas mais sério é realizada a tomografia de vias lacrimais que é o exame de imagem que avalia a anatomia e a função das vias lacrimais, mas o que isso significa, afinal?

É uma técnica não invasiva, indolor e de alta precisão para detectar obstruções e anomalias na estrutura das vias lacrimais quando esses apresentam sintomas como o lacrimejamento excessivo, dor e inflamação.

Com os resultados da tomografia das vias lacrimais, o otorrinolaringologista irá avaliar as extensões das anomalias encontradas e determinar o melhor tratamento, caso a caso, verificando a necessidade ou não de intervenção cirúrgica ou se o tratamento poderá ocorrer através de colírios e compressas quentes.

A tomografia das vias lacrimais é um exame rápido, seguro e indolor, que pode ser realizado em pacientes de todas as idades.

A OtorrinoDF tem os melhores e mais tecnológicos aparelhos de tomografia e, principalmente, conta com o corpo clínico mais especializado da cidade.