top of page

O que causa a Surdez Súbita?

A audição de todos diminui naturalmente com a idade, e as pessoas geralmente têm um ouvido que ouve melhor do que o outro. Mas se a perda auditiva aparecer repentinamente em um ouvido sem motivo aparente, você pode ter experimentado uma perda auditiva neurossensorial repentina, um tipo de surdez nervosa. Não se sabe o que causa a SS, mas os especialistas apontam para várias razões possíveis: uma infecção viral, um mau funcionamento do sistema imunológico, uma lesão inflamatória no ouvido ou fluxo sanguíneo bloqueado para o ouvido - ou mesmo alguma combinação dos dois. A Surdez Súbita pode afetar pessoas de todas as idades, embora tenda a ocorrer mais na idade de 50 e 60 anos. Geralmente atinge uma orelha e você pode ouvir um barulho ou sentir que seu ouvido está entupido.


Além dos problemas de audição, a Surdez Súbita pode afetar o seu equilíbrio, o que aumenta o risco de quedas. Ela também pode ser um sinal de um pequeno ataque ou tumor. Normalmente a Surdez Súbita é ignorada porque os sintomas parecem familiares, como resfriado, cera de ouvido ou água no ouvido. As pessoas tentam tratá-la com remédios para resfriado ou sinusite, gotas para os ouvidos ou limpando os ouvidos.


A Surdez Súbita é tratada com corticoides por um período de duas a três semanas. Você pode tomar os medicamentos por via oral ou por meio de uma injeção no tímpano. As pílulas de corticoides, como a prednisona, são tomadas na mesma dose todos os dias durante 14 dias e, em seguida, a dose diminui na última semana. Como alternativa, as injeções no ouvido são administradas duas vezes por semana durante duas semanas.

Já teve ou conhece alguém que passou por isso? Mande este artigo para ela e lembre-se sempre de procurar um médico especializado para definir qual o melhor tratamento.

3.895 visualizações3 comentários
bottom of page