top of page

Sangramento nasal e clima seco.

Primeiro, o que é uma hemorragia nasal? Simplificando, um sangramento nasal é a perda de sangue do tecido que reveste a parte interna do nariz.

Sangramentos nasais (também chamados de epistaxe) são comuns. Cerca de 60% das pessoas terão pelo menos uma hemorragia nasal durante a vida. A localização do nariz no meio do rosto e o grande número de vasos sanguíneos próximos à superfície no revestimento do nariz o tornam um alvo fácil para lesões e sangramentos nasais.

1. O sangramento nasal é sério? Embora ver sangue saindo do seu nariz possa ser alarmante, a maioria dos sangramentos nasais não são graves e podem ser tratados em casa.

Alguns, no entanto, devem ser verificados pelo seu médico. Por exemplo, se você tem hemorragias nasais frequentes, consulte o seu médico. Isso pode ser um sinal precoce de outros problemas médicos que precisam ser investigados. Alguns sangramentos nasais começam na parte de trás do nariz. Esses sangramentos nasais geralmente envolvem grandes vasos sanguíneos, resulta em sangramento intenso e podem ser perigosos. Você precisará de atenção médica para este tipo de sangramento, especialmente se o sangramento ocorrer após uma lesão e não tiver parado após 20 minutos de aplicação de pressão direta em seu nariz. 2. Existem diferentes tipos de sangramento nasal? Sim. As hemorragias nasais são descritas pelo local da hemorragia. Existem dois tipos principais e um é mais sério que o outro. Um sangramento nasal anterior começa na frente do nariz, na parte inferior da parede que separa os dois lados do nariz (chamado septo). Os capilares e pequenos vasos sanguíneos nesta área frontal do nariz são frágeis e podem facilmente se romper e sangrar. Este é o tipo mais comum de sangramento nasal e geralmente não é grave. Esses sangramentos nasais são mais comuns em crianças e geralmente podem ser tratados em casa. Uma hemorragia nasal posterior ocorre profundamente dentro do nariz. Este sangramento nasal é causado por um sangramento em vasos sanguíneos maiores na parte posterior do nariz, perto da garganta. Esta pode ser uma hemorragia nasal mais grave do que uma hemorragia nasal anterior. Isso pode resultar em sangramento intenso, que pode descer pela parte de trás da garganta. Você pode precisar de atenção médica imediatamente para esse tipo de hemorragia nasal. Esse tipo de sangramento nasal é mais comum em adultos. 3. O que posso fazer para prevenir hemorragias nasais?

  • Use um spray nasal de solução salina ou gotas nasais de solução salina duas a três vezes ao dia em cada narina para manter as vias nasais úmidas. Esses produtos podem ser comprados sem receita ou feitos em casa. (Para fazer a solução salina em casa: misture 1 colher de chá de sal em 1 litro de água da torneira. Ferva a água por 20 minutos e deixe esfriar até ficar morna.)

  • Adicione um umidificador ao seu aquecedor ou ligue um umidificador no seu quarto à noite para adicionar umidade ao ar.

  • Evite assoar o nariz com muita força.

  • Espirre com a boca aberta. Sempre espirre no lenço de papel ou na dobra do braço.

  • Evite colocar qualquer coisa sólida no nariz, incluindo os dedos.

Se você está tendo sangramentos nasais com frequência procure um Otorrino!


4.622 visualizações0 comentário
bottom of page