Rinosseptoplastia: cirurgia de nariz que combina o desvio de septo com a rinoplastia

Atualizado: 1 de Fev de 2019





O que é?


A Rinosseptoplastia é uma cirurgia de nariz para o tratamento de desvio do septo e que, ao mesmo tempo, corrige defeitos estéticos. Quando existe a indicação dos dois procedimentos, o ideal é que sejam realizados numa mesma cirurgia, pois os resultados do pós-operatório costumam ser muito melhores, tanto da parte estética quanto da parte respiratória.


Para quem é indicada?


A correção de desvio de septo é indicada quando o desvio prejudica a respiração de uma ou da duas narinas. Em geral, quanto mais próximo às narinas for o desvio do septo, mais obstrutivo ele é, pois esta área é mais estreita (área de "válvula nasal"). Estes desvios, principalmente quando localizados na ponta do nariz, podem causar a chamada "ponta nasal caída". Nestes casos, a correção, além de melhorar a parte funcional, deixa a ponta nasal mais projetada ou arrebitada, o que é um efeito esteticamente desejado, principalmente nas mulheres. Entretanto, toda mudança estética deve ser avaliada individualmente.


A Rinosseptoplastia não deve ser indicada quando o desvio de septo não é obstrutivo ou quando a causa da obstrução nasal é outra. A rinite é uma doença muito comum e que pode dar a sensação de nariz "entupido" por conta do aumento dos cornetos nasais, a chamada "carne esponjosa". Nestes casos, é fundamental fazer um tratamento adequado da rinite com medicamentos antes de se indicar cirurgia.

A cirurgia pode ser feita de forma aberta ou fechada. Na primeira, é feita uma incisão na pele e o nariz é descolado. Esta via é ideal quando são necessárias correções mais complexas, porque o cirurgião tem melhor visualização das estruturas nasais. Em geral, o corte é muito discreto, quase imperceptível com a cicatrização. Na forma fechada, a incisão é feita dentro do nariz, sem pontos externos. Esta incisão é preferida quando os problemas são mais fáceis de corrigir ou quando a pessoa tem histórico de problemas de cicatrização da pele.


Como é o procedimento?


Das duas formas, a cirurgia em geral começa com a correção do desvio de septo. A cartilagem desviada removida é usada como enxerto para remodelar a parte estética. Os passos realizados pelo médico variam conforme o que se pretende modificar. São feitas correções como retirada da giba óssea, estreitamento ou alargamento do dorso nasal (no caso de nariz estreito) e remodelamento da ponta nasal. A ponta nasal, por ter estruturas delicadas, requer mais cuidados da parte do cirurgião.


O otorrinolaringologista é um dos profissionais habilitados a fazer a cirurgia de Rinosseptoplastia. Quando o paciente se queixa de dificuldade respiratória ou existe a preocupação de a cirurgia piorar a parte funcional do nariz, este especialista deve ser procurado o quanto antes.





Se nossas informações foram úteis para você, também podem ajudar outras pessoas. Compartilhe o texto em suas redes sociais! Assim, você ajuda a ampliar a qualidade de vida na sociedade.


A clínica OtorrinoDF também dispõe de equipe e estrutura, voltadas especificamente para você! Vale a pena conhecer!


Agende a avaliação daqueles que você ama!

Mais de 60 planos de saúde e convênio.

Consulta e exames no mesmo dia e local, com preferência absoluta aos idosos. Afinal, agora é nossa hora de retribuir tantos anos de dedicação.

(61) 3542-2803 / (61) 9.9604-2803

Auto-Agendamento e Chat no Site

148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo