top of page

Rinoplastia

Rinoplastia é uma cirurgia plástica para correção de nariz; existem diversas possibilidades

como aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, conferir projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea.


A Rinoplastia é indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz, porém seus benefícios vão para além da estética, servindo também para melhorar aspectos funcionais do nariz, corrigindo deformidades traumáticas ou naturais e auxiliar em funções respiratórias e inclusive no sono.⠀



Existe idade mínima ou máxima?



Cada caso tem de ser avaliado individualmente, mas no geral não há idade máxima para a realização de uma cirurgia plástica. É preciso, porém, que algumas questões sejam consideradas como a saúde física e mental e a possibilidade de pacientes mais velhos podem ter um pós operatório mais longo.





Quanto à idade mínima, é sempre importante estar atento ao crescimento craniofacial - uma vez que o nariz se trata do centro desse crescimento. Considera-se mais segura a cirurgia após os 16 anos, pois alguns estudos mostram que a fase de crescimento e desenvolvimento dos ossos e cartilagens dos pacientes em potencial é mínimo.


Ambas as questões devem ser investigadas com um profissional, que irá apontar os possíveis riscos e limitações da cirurgia.



E como funciona a recuperação?


No pós operatório o paciente geralmente não sente dor e não há a necessidade do paciente ficar acamado, porém o repouso é indispensável para diminuir o inchaço!





Além disso, alguns cuidados são essenciais: fazer compressas de gelo frequentemente, dormir com a cabeça em posição mais elevada, utilizando mais de um travesseiro e evitar deitar de lado, exposição ao sol e o uso de óculos; também é preciso evitar esforço físico nos primeiros 30 dias.


192 visualizações1 comentário
bottom of page