top of page

Implante Coclear: Reabilitação auditiva.

Uma etapa muito importante para as descobertas do mundo novo.


 


O implante coclear é uma cirurgia/tratamento que pode devolver ao paciente implantado as funções e sensações sonoras que foram perdidas ao longo do tempo ou de maneira súbita.


Um aspecto muito importante a ser enfatizado pelo médico é que escutar com o implante coclear não é o mesmo que ter uma audição normal e, por isso, é necessário o acompanhamento de um fonoaudiólogo para a reabilitação auditiva.


Mas como isso acontece em pacientes adultos? Como reaprender a escutar?


É um tratamento de longo prazo, pois a reabilitação das funções auditivas consiste em estímulos, estratégias e habilidades orientadas pela fonoaudióloga. São essas práticas que podem ajudar o paciente a manter o processo de comunicação sob controle, já que um novo mundo está sendo descoberto.


Todo esse processo começa ainda antes do implante, através da conversa sincera entre o médico, o paciente e sua família. É importante que o especialista fale detalhadamente sobre as prováveis incidências, esclarecendo as expectativas e a realidade sobre o resultado da cirurgia.


Depois vem a ativação, a primeira conexão com o novo mundo. Nesse momento, a fono irá te explicar como funciona e como o paciente deve cuidar do seu processador de som. Os níveis de volume serão estabelecidos e programados especialmente para cada paciente.


Com o plano de tratamento adequado e eficiente já estabelecido, é hora de iniciar a reabilitação e os exercícios de audição, indo passo por passo, etapa por etapa, o paciente reaprender a escutar e identificar os sons.


É essencial também que os estímulos aos sons sejam continuados em casa, para que o progresso do paciente seja mais perceptível.



71 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page