top of page

Festas de fim de ano e o trauma acústico.

Você sabia que o barulho dos fogos de artifício pode causar perda auditiva irreversível?

 

Chamado de surdez neurossensorial, o evento afeta o ouvido interno e se caracteriza por lesões das células ciliadas ou do nervo auditivo, reduzindo assim, a eficiência na transmissão dos sons.


Devemos ter mais cuidado com a audição no período de festas de Ano Novo.


🎆 O barulho dos fogos de artifício apresenta um risco muito importante para nossa saúde auditiva! Os fogos podem provocar o que chamamos de trauma acústico.


🤷🏽‍♀️ Mas o que é trauma acústico?


O trauma acústico é sempre decorrente de um som forte, alto e rápido, como uma explosão, um tiro, um rojão ou fogos de artifício. Por conta da pressão sonora de intensidade forte, algumas células do ouvido interno são destruídas, provocando uma perda auditiva permanente, porque as células do ouvido interno não se regeneram.


Por isso, durante as festas de Ano Novo, é preciso tomar cuidado com a saúde auditiva e evitar se expor a ruídos muito intensos.🎧


Ao menor sinal de perda auditiva, incômodo, dor e zumbido nos ouvidos, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista para a realização de exames e obtenção do diagnóstico precoce, para iniciar o tratamento e evitar riscos maiores.



68 visualizações0 comentário
bottom of page