Dor de ouvido - E agora?


dor de ouvido otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto

A dor de ouvido, denominada otalgia, é uma queixa comum nos consultórios de Otorrinolaringologia. Entre as causas mais frequentes estão otite externa aguda (processo infeccioso da região mais externa da orelha, geralmente tendo como causa o uso de cotonetes e de objetos para coçar a orelha e banhos de piscina), e a otite média aguda (processo infeccioso da região média da orelha, que muitas vezes é causado por um processo inflamatório no nariz).


Em aproximadamente 50% dos casos, entretanto, a causa da dor não se encontra na própria orelha, mas em outras estruturas, caracterizando assim a dor referida. Entre as causas da dor referida, estão a disfunção da articulação temporomandibular (articulação que se localiza na frente da orelha e que nos faz abrir e fechar a boca), a faringite aguda, a neuralgia do trigêmeo (dor no nervo que controla a sensibilidade da face) e tumores de orelha, boca, nariz e faringe.


Mas por que a dor de outros lugares se manifesta na orelha?

Porque a forma como o cérebro entende a dor proveniente da orelha é bastante complexa: são vários os nervos que levam a informação de dor da orelha (seis, no total!) e estruturas próximas à orelha compartilham esses mesmos nervos.


E como se descobre a causa da minha dor?

Através de dados sobre a história da sua dor: localização, presença de algum sintoma associado, o que faz piorar, quando e como apareceu… Além disso, o médico irá examinar a orelha e, se necessário, pedir exames complementares ou avaliação de outra especialidade. Se é seu caso, procure seu otorrinolaringologista para investigação!


Por: Dra Márcia Dias Voltolini

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo