ASA SUL 

Endereço:

709/909. Centro Médico Julio Adnet - SEPS SEP Sul, Sia Lt A - Clínica 2, Subsolo - CEP: 70390-095

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 ASA NORTE 

Endereço:

Ed. Cléo Octávio - Em frente HRAN. Setor Médico Hospitalar Norte - CEP: 70710-100

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 TAGUATINGA 

Endereço:

Ed. Pátio Capital QS 3. - Pistão Sul. / Térreo
CEP: 71953-000

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

Sobre a Otorrino DF

Consultas médicas, exames e cirurgias para pacientes com necessidades relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.
Será um prazer receber você aqui em nossa clínica! 

Nossos Médicos

Os profissionais da clínica Otorrino DF buscam atualizações constantes em suas especialidades visando oferecer atendimento personalizado e humanizado a seus pacientes.

  • Instagram - Otorrino DF
  • YouTube - Otorrino DF
  • LinkedIn - Otorrino DF
  • Facebook - Otorrino DF
  • Twitter OtorrinoDF
bg otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
nariz otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
Clínica Otorrino DF © Todos os direitos Reservados

Dor de ouvido - E agora?



A dor de ouvido, denominada otalgia, é uma queixa comum nos consultórios de Otorrinolaringologia. Entre as causas mais frequentes estão otite externa aguda (processo infeccioso da região mais externa da orelha, geralmente tendo como causa o uso de cotonetes e de objetos para coçar a orelha e banhos de piscina), e a otite média aguda (processo infeccioso da região média da orelha, que muitas vezes é causado por um processo inflamatório no nariz).


Em aproximadamente 50% dos casos, entretanto, a causa da dor não se encontra na própria orelha, mas em outras estruturas, caracterizando assim a dor referida. Entre as causas da dor referida, estão a disfunção da articulação temporomandibular (articulação que se localiza na frente da orelha e que nos faz abrir e fechar a boca), a faringite aguda, a neuralgia do trigêmeo (dor no nervo que controla a sensibilidade da face) e tumores de orelha, boca, nariz e faringe.


Mas por que a dor de outros lugares se manifesta na orelha?

Porque a forma como o cérebro entende a dor proveniente da orelha é bastante complexa: são vários os nervos que levam a informação de dor da orelha (seis, no total!) e estruturas próximas à orelha compartilham esses mesmos nervos.


E como se descobre a causa da minha dor?

Através de dados sobre a história da sua dor: localização, presença de algum sintoma associado, o que faz piorar, quando e como apareceu… Além disso, o médico irá examinar a orelha e, se necessário, pedir exames complementares ou avaliação de outra especialidade. Se é seu caso, procure seu otorrinolaringologista para investigação!


Por: Dra Márcia Dias Voltolini

3 visualizações