top of page

Cuidados com o ouvido dos bebês durante o voo


dicas cuidados bebê ouvido voo avião otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto

Viajar com crianças pequenas, principalmente, os recém-nascidos sempre gera uma dúvida para os pais: devo viajar de avião com o bebê? De acordo com o Dr. José Stênio Ponte, otorrinolaringologista da clínica Otorrino DF, tanto crianças quanto os bebês podem voar, mas afirma que desconfortos podem aparecer devido à mudança de altitude e a pressão durante a viagem. “A dor de ouvido durante o voo ocorre, muitas vezes, pelo retardo da compensação da pressão de dentro do ouvido e de dentro do avião. Com isso, surge a dor no ouvido que na maioria das vezes é aguda”, explica o médico. Assim, a criança pode ficar inquieta e chorar.


Segundo o especialista, é importante ressaltar que em bebês e crianças esses sintomas são mais frequentes pela imaturidade do sistema de compensação e pela própria anatomia das estruturas envolvidas na regulação desta pressão.


“Uma saída para minimizar o incômodo é tentar fazer alguma coisa que movimente a mandíbula da criança como por exemplo: faça-a engolir, dê água ou uma chupeta. Isso ajuda a equilibrar a pressão do ouvido”, diz o otorrinolaringologista.


Mesmo com a permissão da viagem, médicos aconselham evitar voos com o bebê antes de completar três meses de idade, a não ser que tenha necessidade.

10.142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page