top of page

Como nossas orelhas, nariz e garganta estão ligados?

Para a maioria das pessoas, o último pensamento sobre as ligações entre os seus ouvidos, nariz e garganta aconteceu durante as aulas de biologia.😮


No entanto, talvez seja a hora de relembrar esse fato.


Os ouvidos, o nariz e a garganta têm todas funções individuais mas relacionadas.


Por exemplo, tanto as orelhas como o nariz são órgãos dos sentidos. Juntos, eles regulam a nossa capacidade de cheirar, ouvir e manter o nosso equilíbrio.🤗


A garganta, claro, é concebida para a passagem de elementos vitais como o oxigênio, fluidos e alimentos. Pode também transmitir outras coisas, tais como catarro, muco e toxinas provenientes dos ouvidos ou do nariz.




As cavidades sinusais que estão ligadas ao nariz existem por todo o crânio. Estas cavidades ajudam na condução e filtração do ar.


Como todas as três são revestidas com membranas semelhantes, elas partilham alguns riscos de saúde comuns.😪


Com outras palavras, uma das principais funções dessas membranas é combater os germes, quando o nariz é infectado, os ouvidos e a garganta também o sentem frequentemente, e vice-versa.


Uma vez que você está com sinusite, o gotejamento nasal pode rapidamente causar irritação nas membranas igualmente sensíveis da sua garganta.


Os seios nasais, entretanto, incham frequentemente à medida que se enchem de muco, causando dores de cabeça ("dores de cabeça dos seios nasais") e bloqueio dos ouvidos que muitas vezes faz com que mesmo os sons próximos pareçam vir de longe.


Sabia dessa ligação?🤔

5.670 visualizações0 comentário
bottom of page