top of page

Cera de ouvido pode causar perda auditiva?

Simplificando, sim, a cera pode causar perda auditiva. Na verdade, uma impactação de cera é a causa mais comum de perda auditiva condutiva que existe.


Quando a cera se acumula muito, ela pode ficar presa no lugar e atua como uma barreira que impede o som de viajar para o ouvido interno como faria normalmente.


Uma impactação total de cera é rara, então geralmente há algum espaço para o som passar. No entanto, se você sentir que sua audição está abafada e que a cera do ouvido está atrapalhando sua capacidade de comunicação, você pode solicitar a ajuda de um dos nossos otorrinos.


Quando pensamos em cera de ouvido, geralmente é porque estamos tentando removê-la ou limpá-la. No entanto, a cera de ouvido não é necessariamente ruim. Na verdade, é muito importante para a saúde do ouvido, afinal é uma substância projetada para capturar e prender poeira, bactérias e outros detritos que podem irritar o ouvido ou causar uma infecção.


Nossos ouvidos normalmente se limpam, então, para a maioria das pessoas, a cera raramente é um problema. Na verdade, se você remover toda a cera, provavelmente descobrirá que suas orelhas ficam secas, coçando e doloridas, pois se irritam com muito mais facilidade.


No entanto, algumas pessoas produzem mais cera do que outras. Quando isso acontece, a cera pode crescer a ponto de começar a bloquear o ouvido. Quando isso acontece, o bloqueio pode impedir que o som chegue ao ouvido, levando à perda de audição. Na maioria das vezes, essa perda auditiva é temporária e, para combatê-la, você só precisa remover o bloqueio.


Uma das coisas mais importantes a lembrar é que, quando você tiver um bloqueio de cera de ouvido, nunca deve colocar nada em seu ouvido na tentativa de limpá-lo. Muitas pessoas adquiriram o mau hábito de usar cotonetes ou outros pequenos objetos estranhos para tentar limpar o interior das orelhas.


Ter seu ouvido limpo por um otorrino é a maneira mais segura e eficaz de se livrar de um bloqueio de cera e de desfazer a perda auditiva causada por ele.


Aqui resolvemos esse problema da forma mais indicada para você.


3.923 visualizações0 comentário
bottom of page