Ardência Nasal: Principais causas

O nariz filtra o ar que respiramos, impedindo que poluentes e microorganismos entrem no nosso corpo; sentir o nariz ardendo normalmente não é grave, mas pode ser muito desconfortável, né?

Os fatores mais comuns que geram a sensação de ardência no nariz são:

Rinite alérgica

Algumas substâncias podem causar irritação na mucosa de quem sofre com rinite, gerando espirros, coriza, coceira no nariz e eventualmente à ardência nasal. O controle ambiental é fundamental para o bem estar desses pacientes!

Mudanças climáticas

Para quem vive no cerrado, como nós, é comum sofrer com ardência nasal anualmente. O tempo seco resseca as vias aéreas, então é muito importante se hidratar bem e fazer lavagem nasal com frequência. O uso de umidificadores de ambientes também é recomendado.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação nos seios nasais causada por vírus ou por bactérias e a ardência nasal pode estar entre os seus sintomas; para o tratamento adequado é necessário buscar um médico e ter o diagnóstico correto.

Gripes e resfriados

Mais uma vez espirros, coriza e mucosa nasal inflamada! É comum a ardência nasal aparecer quando estamos gripados ou resfriados, e para aliviar esses sintomas beber muita água e outros líquidos também ajuda, e claro, tratar a causa.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem contribuir para o ressecamento da mucosa nasal e a ardência do nariz. Se desconfiar dessa possibilidade procure um médico e siga suas orientações quanto ao medicamento em questão!

É muito importante ter atenção a outros sinais que podem acompanhar a ardência nasal, como febre ou sangramento, e sempre que houver dúvidas, procurar um otorrinolaringologista!

32.541 visualizações0 comentário