Adenoidectomia

Adenoide


As adenoides são um tecido linfático - semelhante ao gânglios - que fica no alto da garganta, logo atrás do nariz. Elas, junto com as amígdalas, fazem parte do sistema imunológico e auxilia contra infecções e a manter os fluidos corporais em equilíbrio. As adenoides e amígdalas funcionam capturando os germes que entram pela boca e pelo nariz. A cirurgia para remoção da adenoide, quando necessária, é conhecida como adenoidectomia.



Quando é indicada?


Quando tratamentos mais simples e medicamentos não promovem a solução para problemas com a adenoide, a indicação é realizar a cirurgia; a indicação mais frequente para a cirurgia da adenoide é quando ocorre obstrução da via respiratória (roncos e obstrução nasal) ou da via digestiva (engasgos frequentes e dificuldade de alimentação) e crises infecciosas muito intensas ou repetidas.







Para a realização da cirurgia o paciente é submetido à anestesia geral, e não sente nenhuma dor durante o procedimento, que possui uma duração média de 20 minutos. É comum receber alta no mesmo dia da cirurgia, finalizando recuperação em casa.



E depois?


A recuperação geralmente é rápida, porém alguns cuidados são indicados para auxiliar na melhora, e qualquer prescrição médica deve ser realizada com muito cuidado e atenção.


Pode contribuir para a recuperação:


  • Dieta fria e mole, para evitar hemorragia e facilitar na deglutição;

  • Evitar esforço;

  • Evitar ambientes muito quentes;

  • Repouso.


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo