Voz rouca e voz cansada: entenda mais sobre o assunto!


Você sabia que quando sua voz fica rouca, na verdade ela está emitindo um pedido de socorro? Embora esse seja um problema muito comum, essa reação de nosso corpo acontece porque há uma exaustão na voz. E a saúde vocal é tão importante quanto a saúde do organismo, pois todos precisamos da voz em boas condições para nos comunicarmos.


E para quem fala muito em público, como palestrantes, ou exerce uma atividade, como cantar, por exemplo, a saúde da voz é ainda mais importante, pois ela é o ganha pão dessas pessoas. Além disso, a voz envelhece naturalmente, como o restante de nosso corpo, e, por isso, ela precisa ser protegida para não desencadear doenças muito graves.


Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o post de hoje que daremos mais detalhes sobre causas da voz rouca, tratamentos e demais informações pertinentes. Confira!


O que caracteriza a voz rouca e quais são os sintomas do problema?


Esse problema é caracterizado por uma alteração na qualidade de sua voz. Sendo assim, ela pode ser comprometida e, quando você fala, reproduz um som estridente, tenso ou grave. O volume da voz também muda, podendo ficar mais baixo, sussurrado ou grave. 


Além disso, o tom de sua voz ainda pode ficar menor ou maior, dependendo das causas do problema. Em muitas situações, pode haver uma combinação desses fatores.


Embora na maioria dos casos a voz rouca ou voz cansada não seja um problema grave e dure apenas alguns dias, em outros ela pode persistir por mais tempo. Nesses casos é preciso procurar ajuda médica, pois apresentar voz cansada durante um longo tempo pode ser um indício de alguma doença, como tumores na garganta, por exemplo.


Quais são as causas do problema?


Entre as causas mais comuns da rouquidão, está o uso inadequado da voz. Pessoas que falam alto ou gritam com muita frequência acabam forçando as cordas vocais. Mas não é só isso: gripes, resfriados, alergias, inflamações na garganta, falar por um período longo de tempo e o hábito de fumar também contribuem com o problema.


Além das causas já citadas, a rouquidão ainda pode ser causada por refluxo gastrointestinal. Nesses casos, os ácidos e enzimas digestivas presentes no estômago são levados para a garganta, causando queimaduras e provocando o problema.


Quais são os tratamentos mais eficazes para resolver o problema?


Se você apresentar voz cansada por mais de duas semanas, o ideal é procurar ajuda médica, principalmente se, além desse problema, você também apresentar tosse com sangue e dificuldade para respirar. Caso você apresente rouquidão por curtos períodos de tempo, mas com muita frequência, também deve procurar ajuda profissional.


Pessoas que trabalham muito com a voz, como cantores e atores, por exemplo, podem fazer exercícios específicos para utilizarem corretamente as cordas vocais. Sendo assim, elas evitam o problema.


Os profissionais mais indicados para cuidar da voz são médicos otorrinolaringologistas. Ele pode fazer a correção da voz rouca por meio de métodos específicos ou até mesmo de cirurgia, caso seja necessário.


Enfim, o tratamento para o problema vai depender de suas causas. Por isso, além de conversar com você para saber quando sua voz ficou rouca, o médico ainda pode solicitar alguns exames.


Quais cuidados uma pessoa deve ter para evitar a rouquidão e a fadiga vocal?


A forma mais eficaz de evitar a rouquidão é ter cuidados específicos com a voz. Esse fator é importante, principalmente para pessoas que dependem de suas cordas vocais para sobreviver. Abaixo, listaremos dicas simples, que você deve adotar em seu dia a dia para manter sua saúde vocal. Confira!


Evite forçar a voz


Gritar e falar muito alto são duas características que contribuem para a voz cansada. Por isso, você deve evitar forçar muito suas cordas vocais. 


Aquecimento vocal


Profissionais da voz  sempre devem usar desta técnica antes do uso da voz.


Beba líquidos


Passar grandes períodos sem beber água pode prejudicar sua saúde vocal. Então, não deixe que sua garganta fique seca, pois mantê-la hidratada evita o problema e ainda ajuda sua voz rouca a voltar ao normal.


Alimentos ricos em água, como abacaxi, melancia, melão, pera e maçã também são bem-vindos para ajudar a evitar o problema.


Evitar água gela ( professores e cantores principalmente) durante trabalho.


Cuide de sua alimentação


A alimentação também é um fator de peso nos cuidados com a voz. Por isso, você deve evitar alimentos muito gordurosos e ácidos, pois eles contribuem com o refluxo, que é uma das causas da fadiga vocal.


Controle seu estresse


A voz rouca também pode ser um sintoma do estresse, sabia? Mas, o contrário também acontece. Então, cuide de seus níveis de estresse para que a saúde de suas cordas vocais não seja comprometida.


Evite o álcool e o tabaco


O cigarro possui muitas substâncias tóxicas, que podem causar inflamação crônica nas cordas vocais, além de desencadear outras doenças, como o câncer. O álcool também não é benéfico para a saúde de sua voz, então evite o excesso de bebidas alcoólicas.


Descanse sua voz


Essa dica é de suma importância, principalmente para oradores, palestrantes e cantores, entre outros profissionais. As cordas vocais, como quaisquer outros órgãos do corpo humano, precisam de repouso. Por isso, depois de longos períodos de uso de sua voz é necessário um tempo para descanso. 


Relaxe a garganta


Esse é um exercício muito comum entre cantores, que procuram manter a garganta relaxada mesmo durante o trabalho. O ideal é pedir instruções para um médico de como fazer esse exercício corretamente.


Não se automedique


Caso você já apresente sintomas de voz cansada, nem pense em tomar medicamentos por conta própria, pois eles podem piorar o problema. Evite até mesmo as pastilhas e remédios caseiros.


Procure ajuda médica


E essa é a principal dica para cuidar de suas preciosas cordas vocais. Um médico otorrinolaringologista é o profissional mais indicado para cuidar de sua voz. Ele pode ensinar você como usar sua voz adequadamente e, inclusive, com ajuda de uma fonoaudióloga(o) ajudá-lo a passar exercícios que podem ser feitos em casa para usar sua capacidade vocal sem sofrer danos.


Vale lembrar que até mesmo maus hábitos na hora de falar podem desencadear a voz rouca. E, um profissional pode ajudar muito nessas horas.


Você conhecia a importância de cuidar de sua saúde vocal? Conte para nós suas experiências e tire suas dúvidas sobre o assunto deixando seu comentário neste post!


A Clínica Otorrino DF conta com Fonoaudiólogas com vasta experiência no assunto e com cases de sucesso no mercado. Agende sua Consulta!

0 visualização

 ASA SUL 

Endereço:

709/909. Centro Médico Julio Adnet - SEPS SEP Sul, Sia Lt A - Clínica 2, Subsolo - CEP: 70390-095

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 ASA NORTE 

Endereço:

Ed. Cléo Octávio - Em frente HRAN. Setor Médico Hospitalar Norte - CEP: 70710-100

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 TAGUATINGA 

Endereço:

Ed. Pátio Capital QS 3. - Pistão Sul. / Térreo
CEP: 71953-000

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

Sobre a Otorrino DF

Consultas médicas, exames e cirurgias para pacientes com necessidades relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.
Será um prazer receber você aqui em nossa clínica! 

Nossos Médicos

Os profissionais da clínica Otorrino DF buscam atualizações constantes em suas especialidades visando oferecer atendimento personalizado e humanizado a seus pacientes.

  • Instagram - Otorrino DF
  • YouTube - Otorrino DF
  • LinkedIn - Otorrino DF
  • Facebook - Otorrino DF
  • Twitter OtorrinoDF
bg otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
nariz otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
Clínica Otorrino DF © Todos os direitos Reservados