top of page

Entenda agora a importância de um médico otorrinolaringologista para o cuidado de idosos!


Foto divulgação: Google Imagens (Royalty free)

Com o envelhecimento, é natural que problemas relacionados ao nariz, ouvidos, boca e garganta sejam mais recorrentes do que o normal. Isso acontece pois algumas particularidades desses problemas causam alterações específicas em diferentes órgãos sensoriais do corpo humano. Dentre eles, os mais importantes para uma vida saudável são: o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio.


Dados fornecidos pelo Ministério da Saúde na Cartilha do Idoso, apontam que perda de audição, tontura e rouquidão estão entre as 13 doenças mais comuns na velhice.


Sendo assim, percebemos que dependendo do caso, a escolha de um médico otorrinolaringologista, tem a mesma importância que o acompanhamento médico feito por geriatras em idosos.


Continue lendo este post para entender a importância de consultas periódicas e como escolher um bom profissional para cuidar da melhor idade!


Atualmente, quem a Organização Mundial da Saúde considera idoso?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. No Brasil, entre 2012 e 2017, a quantidade de idosos cresceu em todas as unidades federativas e atualmente, ultrapassa 30 milhões de pessoas.


Quais das principais doenças que acometem os idosos são tratadas por otorrinolaringologistas?

Alterações das pregas vocais, surdez, distúrbios da deglutição, labirintite, distúrbios do sono, paralisia facial, otite, sinusite e rinite alérgica.


Os sintomas mais comuns dessas doenças tratadas pelo “otorrino” são:


Alterações na audição, dor de cabeça, dor de garganta, dor no ouvido, obstrução nasal, rouquidão, sangramento nasal, secreção nasal, secreção no ouvido, zumbido e tontura.


Por que fazer acompanhamento no otorrino?


Geriatras são médicos especializados no estudo, prevenção e tratamento de doenças e incapacidade em idades avançadas. Seu foco gira em torno de cuidados relacionados a: imobilidade, insuficiência cognitiva, iatrogenia, instabilidade e quedas, incontinência, delírio, demência e depressão.


Oto, refere-se ao ouvido. Rino, nariz. E, laringo está relacionado à laringe. Essa é a formação básica da palavra otorrinolaringologista. O otorrino é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da cabeça e pescoço. Pouquíssimas especialidades tratam de tantos órgãos como essa, por isso a importância do cuidado especializado.


Como escolher um otorrino para o idoso?


Indicações


Antes de marcar consulta com um médico desconhecido, busque por indicações de familiares, amigos ou outras pessoas próximas. Verifique como foi o atendimento e as impressões que tiveram do profissional.


Histórico do profissional


Além de indicações, você pode consultar a formação e especialidade do otorrino. Essas informações podem ser buscadas no Conselho Regional de Medicina e, além disso, você pode verificar se há reclamações contra o médico. Outra fonte confiável é a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.


Estrutura da clínica


Pesquise sobre a estrutura da clínica e todos os serviços que oferece. Veja se consegue obter esses dados por meio do site do local ou se informe via telefone. Verifique as instalações, se a clínica realiza exames e até mesmo atendimentos com fonoaudiólogos.


Empatia


Um fator primordial quando se trata de atendimento para esse público é a empatia do médico. De nada adianta ele possuir diversos títulos se não souber como se relacionar com os seus pacientes.


Diferente do que imaginam, essa fase não deve ser um momento de solidão, tristeza ou doenças. Mesmo com mudanças aparentes no corpo, é possível realizar ações que ajudam a conservar saúde e qualidade de vida.


A busca pelo profissional especializado garante um desenvolvimento saudável, atuando não só no diagnóstico e tratamento de doenças, como também, prevenindo-as.


Se nossas informações foram úteis para você, também podem ajudar outras pessoas.


Compartilhe o texto em suas redes sociais! Assim, você ajuda a ampliar a qualidade de vida na sociedade.


A clínica OtorrinoDF dispõe de equipe e estrutura, também voltadas para idosos. Vale a pena conhecer!


Agende a avaliação daqueles que você ama!


Mais de 60 planos de saúde e convênio.

Consulta e exames no mesmo dia e local, com preferencia absoluta aos idosos. Afinal, agora é nossa hora de retribuir tantos anos de dedicação.


(61) 3542-2803 / (61) 9.9604-2803

Auto-Agendamento e Chat no Site

660 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page