Atualização na Otorrino DF sobre Avaliação Vocal e Videoestroboscopia



Pensando sempre em buscar a excelência em todas as etapas de atendimento da Clínica Otorrino DF, oferecemos constantemente cursos, treinamentos e eventos voltados para a capacitação, atualização e aperfeiçoamento dos nossos profissionais.


Nessa semana foi a vez da Dra. Helen ministrar uma Palestra de Atualização sobre Avaliação Vocal e Videoestroboscopia.


Entenda mais sobre Avaliação Vocal e Videoestroboscopia


A Avaliação Vocal é feita através do Diagnóstico Médico e uma Avaliação do Fonoaudiólogo, os principais objetivos dessa avaliação são:

  • Verificar os possíveis distúrbios e auxiliar a esclarecer suas causas;

  • Descrever e de terminar a descrição vocal, a severidade e o prognóstico de um determinado distúrbio e;

  • Auxiliar o paciente de forma clara a entender o grau de sua responsabilidade no desenvolvimento do distúrbio bem como no tratamento.

Esses distúrbios são conhecidos como Disfonia e sintomas como: rouquidão, excesso de pigarro, desconforto para falar e queimação, entre outros, devem ser observados por um profissional para verificar se são decorrentes de um simples calo nas cordas vocais ou algo mais grave.

Para essa avaliação muitas vezes é usada a Videoestroboscopia, um exame detalhado da laringe, para verificar possíveis alterações vocais. Para a realização desse exame é utilizado um aparelho de endoscopia da laringe que é chamado de Vídeo-Estroboscópio, um equipamento digital, com emissão de luz pulsada onde permite a visualização de forma muito lenta da movimentação das pregas vocais, o que não é possível ser feito a olho nu, podendo assim avaliar criteriosamente as pregas vocais.


Com as atualizações e o aprendizado proporcionado pela Dra. Helen na Cínica Otorrino DF acerca do tema, nossos profissionais estão ainda mais preparados para oferecer qualidade, segurança e precisão em seus atendimentos e diagnósticos.






#OtorrinoDF #OtorrinoEmBrasília #Videoestroboscopia #Disfonia #PregasVocais #AvaliacaoDaVoz #SaudeDaVoz #Otorrinolaringologista

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo