Qual é a relação da poluição atmosférica com as doenças respiratórias?



Relação íntima, uma vez que nosso sistema respiratório serve como filtro e passagem do ar que respiramos. A poluição muitas vezes ultrapassa nossa capacidade de filtro e leva a doenças respiratórias diversas, seja atingindo diretamente as vias aéreas por ação de produtos tóxicos, ou indiretamente, por fragilização da mucosa e instalação de doenças oportunistas. Então, para que possamos filtrar esses poluentes da maneira mais eficaz possível, é preciso estar com o sistema respiratório (que envolve nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões) em funcionamento perfeito.


Que tipo de doença a exposição à poluição atmosférica pode causar?


Doenças respiratórias de caráter inflamatório ou infeccioso em geral, como rinites, sinusites, faringites, traqueítes ou até mesmo pneumonia, a qual surge quando a imunidade se encontra baixa e o contato com a bactéria leva à instalação da doença nos pulmões.


Doenças respiratórias são a terceira causa de morte no Brasil. Como os problemas podem ser tão graves a ponto de levar a óbito?


Doenças respiratórias podem levar a óbito principalmente em pacientes imunodeprimidos e tabagistas crônicos, estes em especial se forem portadores de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica/ enfisema). Não nos esqueçamos das pneumonias, tuberculose e doenças ocupacionais como causa de doenças respiratórias comuns, mas potencialmente graves, em nosso meio.


Qualquer pessoa está predisposta a ter doenças respiratórias?


Basta estar vivo, ou melhor, respirando! Algumas pessoas estão mais suscetíveis, tanto por exposição a agentes tóxicos (tabagismo, ambiente de trabalho, etc) como pelo fator imunidade. Em algumas regiões, como a nossa Brasília, o fator clima pesa muito. A estação seca muitas vezes deixa nossos mecanismos de defesa vulneráveis, com ressecamento de mucosas, presença maior de partículas em suspensão no ar e até sangramentos, tornando os processos alérgicos mais frequentes e predispondo a infecções das vias aéreas, como os resfriados.


Que recomendações uma pessoa pode seguir para amenizar os efeitos da poluição?


Proteção quando em ambientes visualmente poluídos, consultas regulares ao seu médico assistente e, acima de tudo, cobramos dos órgãos responsáveis um ambiente limpo, livre de poluição.


Quem já tem alguma doença respiratória deve seguir quais procedimentos? Deve seguir algum tratamento?


Consultas regulares ao médico especialista, com acompanhamento rigoroso e tratamento específico para sua doença, já que ela poderá predispor a outras doenças oportunistas presentes em nosso meio.

18 visualizações

 ASA SUL 

Endereço:

709/909. Centro Médico Julio Adnet - SEPS SEP Sul, Sia Lt A - Clínica 2, Subsolo - CEP: 70390-095

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 ASA NORTE 

Endereço:

Ed. Cléo Octávio - Em frente HRAN. Setor Médico Hospitalar Norte - CEP: 70710-100

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 TAGUATINGA 

Endereço:

Ed. Pátio Capital QS 3. - Pistão Sul. / Térreo
CEP: 71953-000

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

Sobre a Otorrino DF

Consultas médicas, exames e cirurgias para pacientes com necessidades relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.
Será um prazer receber você aqui em nossa clínica! 

Nossos Médicos

Os profissionais da clínica Otorrino DF buscam atualizações constantes em suas especialidades visando oferecer atendimento personalizado e humanizado a seus pacientes.

  • Instagram - Otorrino DF
  • YouTube - Otorrino DF
  • LinkedIn - Otorrino DF
  • Facebook - Otorrino DF
  • Twitter OtorrinoDF
bg otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
nariz otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
Clínica Otorrino DF © Todos os direitos Reservados