top of page

Por que realizar a impedanciometria?

Atualizado: 22 de fev. de 2019

Como analisar os casos de secreção no ouvido, avaliar a função da orelha média, da cóclea, do nervo auditivo e do nervo facial de uma só vez?

O exame de impedanciometria é o mais indicado para isso e exige apenas que o paciente esteja com os condutores auditivos limpos.



Quando fazer o exame?


Normalmente as indicações clínicas são para aqueles que desejam confirmar os resultados da audiometria; monitorar o tratamento da otite média (secreção no ouvido); ter uma rotina no pré-operatório de orelha média e aqueles que possuem paralisia facial (localização da lesão do nervo facial); otite média, disfunção da tuba auditiva ou otosclerose; dor de ouvido; alergias respiratórias e respiração bucal.


Por meio dele é possível avaliar os ossículos do ouvido médio, a membrana timpânica e a presença de algum caso infeccioso. E não, não há contraindicação quando se diz respeito à idade, a impedanciometria é muito simples, não invasiva e indolor.


E quanto à realização do exame?


É rápida e é dada pela vedação de um dos ouvidos com uma sonda que injeta pressão positiva e negativa no canal do ouvido. Dessa maneira, há a movimentação da membrana do tímpano enquanto o outro ouvido recebe um fone.


É importante lembrar que:

A impendanciometria deve ser realizada com certa antecedência para que não haja uma demora no tratamento e para que problemas mais graves, como a ruptura do tímpano por excesso de líquido ou a dificuldade para ouvir, sejam acarretados.


Portanto, consulte seu otorrinolaringologista, respire melhor e com saúde! A clínica OtorrinoDF dispõe de equipe e estrutura, voltadas especificamente para você! Vale a pena conhecer!


Agende a avaliação daqueles que você ama!

Mais de 60 planos de saúde e convênio.

Consulta e exames no mesmo dia e local, com preferência absoluta aos idosos. Afinal, agora é nossa hora de retribuir tantos anos de dedicação.

(61) 3542-2803 / (61) 9.9604-2803

Auto-Agendamento e Chat no Site

782 visualizações0 comentário
bottom of page