Plástica facial: 5 tipos de cirurgias e suas indicações


Os procedimentos estéticos têm se tornado cada vez mais comuns entre os brasileiros. Dos métodos existentes, a plástica facial ganha destaque, sobretudo devido ao aumento da expectativa de vida, que faz com que as pessoas optem por amenizar os sinais do envelhecimento que podem aparecer no rosto.


Com o passar dos anos, sinais como rugas, presença de bolsas na pálpebra e excesso de pele acabam aparecendo, além de disfunções específicas. Nesse contexto, as cirurgias plásticas faciais são excelentes opções e podem ser realizadas de diversas formas e com finalidades diferentes.


Para que você saiba mais sobre o assunto, abordaremos, neste artigo, os 5 tipos de plásticas faciais mais comuns, suas indicações e benefícios. Continue a leitura e confira!


1. Rinoplastia


É um procedimento cirúrgico relativamente simples e sem grandes riscos que remodela o formato do nariz, aperfeiçoando o seu contorno, bem como melhorando a qualidade da respiração do indivíduo por meio da correção de algumas deformidades.


No entanto, seu propósito não é somente a questão estética, como muitos pensam. Algumas disfunções respiratórias também podem ser corrigidas por meio da rinoplastia. A cirurgia é indicada para pessoas que não estejam satisfeitas com o formato do nariz e enxergam alguma desproporção. Além disso, pode ser feita quando há algum problema anatômico que apresente complicações à respiração.


Antes de realizá-la, o médico avaliará os atributos estéticos, como proporção e simetria facial, de modo a avaliar e respeitar as intenções do paciente. Isso porque, um nariz fora de harmonia com o resto do corpo pode trazer resultados desastrosos para a aparência do paciente.


2. Rinosseptoplastia


A rinosseptoplastia possibilita a mudança estética do nariz, mas é indicada, sobretudo, para melhorar a respiração com a correção do septo nasal, por exemplo. Por isso, é recomendado que ela seja feita por um profissional habilitado para tal procedimento.


A cirurgia é indicada para pacientes saudáveis acima de 15 anos de idade que apresentam algum tipo de obstrução nasal e dificuldade na respiração ou, ainda, para aqueles que estão insatisfeitos com o tamanho ou o formato do nariz.


O resultado oferece a correção do desvio de septo — com a retirada da carne esponjosa —, a melhora da respiração e a harmonização facial.


Uma dúvida entre os pacientes é a diferença entre a rinoplastia e a rinosseptoplastia. A primeira é mais indicada para remodelagem da estrutura nasal com objetivo estético. Já a segunda, além da cirurgia estética, corrigi o desvio de septo, o posicionamento e a má formação, que afetam diretamente a função nasal.


3. Blefaroplastia


Trata-se de um procedimento responsável por remover a pele flácida e enrugada, as famosas “bolsas”, que se localizam na região das pálpebras e abaixo dos olhos e deixam as pessoas com um aspecto mais envelhecido, podendo, inclusive, prejudicar a visão.


A blefaroplastia é mais utilizada como estética, pois suaviza o contorno dos olhos por meio da retirada ou reposicionamento de tecidos, deixando o rosto mais bonito e jovial.


Ela é indicada para pessoas mais velhas, que apresentam excesso de pele e/ou flacidez na região dos olhos e queda da pálpebra por causas musculares ou em função do excesso de pele, que aparecem devido à perda do colágeno. 


O procedimento, além de solucionar o problema, fornece um rejuvenescimento facial, melhorando a aparência e a autoconfiança do paciente.


4. Otoplastia


A otoplastia é a cirurgia plástica que, em geral, corrige as orelhas proeminentes (de abano), mas também pode corrigir sequelas de traumas, ausência congênita e constritas.


Quando feita por questões estéticas, a indicação deve partir da vontade do próprio paciente, o médico demonstrará os casos e as características do procedimento. Cabe ressaltar que a maioria das pessoas que realizam esse tipo de plástica são crianças, com idade mínima de seis anos de idade, já que nessa faixa etária a formação das orelhas já foi finalizada.


A cirurgia reparadora, além de corrigir o defeito, busca uma aparência mais harmoniosa, que gera maior equilíbrio e proporção entre as orelhas e a face, sem falar na melhora da autoestima. A otoplastia resolve o incômodo com o formato, o tamanho e posição da orelha.


5. Ritidoplastia


É um tipo de procedimento de lifting facial aliado à cirurgia, que tem por objetivo tratar as rugas da área do rosto e melhorar os sinais visíveis de envelhecimento.


A ritidoplastia é indicada para pessoas que têm flacidez na pele do rosto e que apresentam características como: terço médio da face, conhecida como queda de bochechas; flacidez no contorno da mandíbula e do pescoço; sulco nasogeniano em destaque (bigode chinês); e acúmulo de gordura na região do queixo.


O resultado é o reposicionamento das estruturas da região da face e a retirada do excesso de pele em casos de flacidez, proporcionando um aumento da autoestima e satisfação dos pacientes.


De modo geral, todos os pacientes que quiserem passar pelos procedimentos apresentados, devem realizar alguns exames, como:

  • sangue: hemograma completo, coagulograma, ureia, sódio, potássio, creatinina e glicemia;

  • raio-x do tórax: para pacientes com mais de 40 anos ou com histórico de doença pulmonar;

  • raio-x da região da intervenção;

  • risco cirúrgico;

  • eletrocardiograma: para investigar o estado de saúde do coração para garantia do cuidado na cirurgia;

  • tomografia computadorizada: para averiguar a existência de sangramentos.

Com o resultado dos exames em mãos, você poderá iniciar os preparos para a cirurgia. Durante a consulta, serão abordados os detalhes de todas as precauções que devem ser tomadas, além dos cuidados médicos exigidos no pré e pós-operatório. 


Por fim, ao optar por alguma intervenção facial, recomenda-se a procura de um médico especialista para fazer uma avaliação profissional completa, de modo a garantir um diagnóstico e resultado mais eficaz.


Nesse caso, a Clínica Otorrino DF oferece os melhores procedimentos de plástica facial, com atendimento personalizado e completo aos seus pacientes. Tem excelente infraestrutura e atende a quase todos os convênios da cidade.


Portanto, agora que você já conhece os tipos de cirurgias plásticas da face, já pode entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços. Nós temos profissionais habilitados e especializados para ajudá-lo. Então, entre em contato conosco pelo site ou pelo telefone (61) 3542-2803!

1,206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo