ASA SUL 

Endereço:

709/909. Centro Médico Julio Adnet - SEPS SEP Sul, Sia Lt A - Clínica 2, Subsolo - CEP: 70390-095

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 ASA NORTE 

Endereço:

Ed. Cléo Octávio - Em frente HRAN. Setor Médico Hospitalar Norte - CEP: 70710-100

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 TAGUATINGA 

Endereço:

Ed. Pátio Capital QS 3. - Pistão Sul. / Térreo
CEP: 71953-000

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

Sobre a Otorrino DF

Consultas médicas, exames e cirurgias para pacientes com necessidades relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.
Será um prazer receber você aqui em nossa clínica! 

Nossos Médicos

Os profissionais da clínica Otorrino DF buscam atualizações constantes em suas especialidades visando oferecer atendimento personalizado e humanizado a seus pacientes.

  • Instagram - Otorrino DF
  • YouTube - Otorrino DF
  • LinkedIn - Otorrino DF
  • Facebook - Otorrino DF
  • Twitter OtorrinoDF
bg otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
nariz otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
Clínica Otorrino DF © Todos os direitos Reservados

O que é o Teste da Linguinha?



O nome mais adequado à “língua presa” é anquiloglossia (anquilo= aderido; glosso= língua). Consiste na maior aderência da língua ao assoalho da boca por meio de uma fina membrana, o frênulo, e com isso ocorre limitação dos movimentos da língua. Como consequência, a criança pode ter dificuldades na amamentação, com maior chance de desmame precoce. Pode desenvolver também dificuldades na articulação de palavras, na mastigação e na deglutição.


Em junho de 2014, foi aprovada a Lei 13.002/2014, que torna obrigatório o “teste da linguinha” nas maternidades do país. Trata-se de um exame simples e indolor, em que o profissional avalia os movimentos da língua e a sucção do bebê.


A cirurgia para “descolar a língua” é chamada frenotomia lingual. Para bebês de até 1 ano, pode ser realizada em consultório, sob anestesia local. Logo após o procedimento, o bebê já pode mamar no peito da mãe. Já em crianças maiores, como há maior chance de sangramento e de necessidade de pontos, e, em alguns casos, necessidade de sedação, é recomendável a realização em centro cirúrgico. O aconselhável é que a cirurgia seja realizada o quanto antes, pois, quanto mais cedo, menos efeitos negativos para tratar.


O otorrinolaringologista é um especialista habilitado para ao diagnóstico e a realização da cirurgia. Procure o seu!


16 visualizações