top of page

Excesso de cerume?

Usar cotonetes pode colocar sua audição em risco. A impactação de cerume (cera) ocorre quando o canal auditivo externo fica bloqueado por uma quantidade excessiva de cera.


A cera de ouvido é considerada desagradável, então todos se esforçam para manter os ouvidos limpos. Na maioria das vezes, isso envolve um aplicador tipo "cotonete" de algodão.


Mas você sabia que os Otorrinolaringologistas costumam desaconselhar o uso desse método? Usar cotonetes pode colocar sua audição em risco.



A cera não é a característica mais bonita de seus ouvidos, mas permite que ouçam uma bela música.


A cera de ouvido (cerúmen) tem uma função importante. Ela é responsável por limpar, proteger e lubrificar as orelhas. Suas propriedades antibacterianas permitem que a cera atue como um agente de autolimpeza. Você pode se surpreender ao saber que, normalmente, os canais auditivos não devem ser limpos.


A cera se forma no terço externo do canal auditivo. A mastigação e o movimento da mandíbula movem lentamente a cera e as células da pele para a abertura da orelha, onde secam e caem para fora da orelha.


A cera nunca está localizada nas partes mais profundas do canal auditivo, como próximo ao tímpano. Se deixada sozinha, a cera normalmente se move ao longo de seu ciclo de vida, sem causar problemas.


Quando você usa aplicadores com ponta de algodão, cantos de guardanapo ou outros objetos, a cera é introduzida mais profundamente na orelha. Fazendo com que as delicadas membranas do canal auditivo e do tímpano possam ser facilmente irritadas, colocando sua audição em risco.


A cera de ouvido tem um papel importante na proteção do ouvido externo da umidade e de outras coisas que podem entrar no canal. Na maioria das pessoas, o ouvido é autolimpante e a cera sai periodicamente por si mesma.


Em outros, o cerúmen pode se acumular mais rápido do que se expande, levando o paciente a precisar fazer a remoção da cera com um Otorrino.


Está enfrentando dificuldades com o cerúmen? Entre em contato conosco.



225 visualizações0 comentário
bottom of page