Você sabia que o bebê começa a escutar por volta da 24° semana de gestação?
E sons como a fala dos pais, uma música tocada perto da barriga entre outros causam reações no feto.
⠀
Após o nascimento, o desenvolvimento da audição e da linguagem da criança vai se refinando gradualmente, junto com outras habilidades, como as motoras.
⠀
O desenvolvimento do cérebro da criança acontece como um todo, sendo que as habilidades motoras vão se refinando junto com as demais funções como a audição e a linguagem. Abaixo vocês podem ver um gráfico de desenvolvimento motor normal:
Apesar de uma parte das crianças não seguirem estes marcos, vamos dividir por períodos para facilitar. O que devemos observar nas crianças em relação a audição e linguagem?
0-3 MESES
O bebê reage diante de sons mais intensos: pode se assustar, acordar e acelerar ou parar a mamada.
4-6 MESES
Localiza sons a sua volta e reconhece a voz da mãe.
7-9 MESES
Reage de maneira diferente para sons fracos e fortes, podendo esboçar agrado ou desagrado aos sons que ouve. Pode responder ao o próprio o nome e localiza e reconhece sons familiares.
9-13 MESES
Localiza os sons para baixo e para os lados rapidamente; responde a comandos verbais mais simples (“manda beijo”, “da tchau”).
13-16 MESES
Começa a compreender e responder comandos verbais mais complexos; localiza sons para cima.
ACIMA DOS 16 MESES
Entende frases simples e pode pegar objetos familiares quando lhe é solicitado, também já compreende comandos relacionados à partes do corpo sem pistas visuais.
⠀
Nem todas as crianças seguem esses marcos. Em caso de dúvidas, procure um pediatra!
Commentaires