
Você já teve a incômoda sensação de ver o mundo girando? Já experimentou enjoos repentinos e visão turva? Sentiu que estava perdendo o equilíbrio? Teve aquela sensação confusa como se as coisas perto de você estivessem flutuando e você perdesse os sentidos? Se você respondeu sim a algumas dessas perguntas, você certamente já sofreu com tontura em algum momento na vida.
A tontura é o segundo sintoma mais comum nos consultórios de clínica geral, perdendo apenas para a dor de cabeça. Por conta disso, neste texto, vamos falar um pouco sobre as principais causas de tontura, por que ela surge e quais sintomas a acompanham. Se você ficou interessado, continue a leitura e confira!
Definição de tontura
A tontura pode ser definida como a ilusão de movimento, em relação ao ambiente ao nosso redor ou em relação a nós mesmos. Pode ser descrita como sensação de mareio, desequilíbrio, vertigem, instabilidade, sensação de desmaio iminente… Na verdade, é um sintoma de que algo está funcionando inadequadamente no corpo, e não uma doença específica. Pode ser um sintoma em comum de várias doenças diferentes e pode ocorrer em diferentes faixas etárias.
Nosso equilíbrio depende do funcionamento harmonioso entre visão, labirintos e propriocepção – propriocepção representa os estímulos que recebemos de nosso tato e nossos músculos, e sinalizam para o cérebro sinais do corpo: em qual posição está nossa perna, onde nosso braço tocou… Se algum desses sentidos anda mal, se as conexões entre eles estão com algum problema ou até mesmo se o sangue que chega a algum dos órgãos está deficiente, teremos um caso de tontura.
Sintomas associados à tontura
A tontura pode vir acompanhada de outros sintomas, dependendo da sua causa. Veja só:
náuseas;
zumbido;
sensibilidade à luz ou ao barulho;
escurecimento da visão;
quedas.
O diagnóstico da tontura
É necessária uma verdadeira investigação para diagnosticar qual tipo e causa de tontura o paciente está sentindo. Um mesmo paciente pode ter mais de um diagnóstico! Inicialmente, é importante fazer uma consulta médica, na qual se fará uma entrevista pesquisando fatores relacionados à tontura, como duração da crise, horário de aparecimento, sintomas associados, relação com movimentação, entre outros. Os exames solicitados posteriormente dependerão da hipótese diagnóstica suspeita e podem variar desde exames laboratoriais até exames mais específicos como a Vectoeletronistagmografia (VENG) e a Posturografia Dinâmica Computorizada (PDC). A Otorrino DF é a única em Brasília a fazer este tipo de exame.
As principais causas da tontura
Na maioria das v