Idealizado pela Dra. Tanit Ganz Sanchez, o Novembro Laranja é uma campanha nacional de alerta ao zumbido, misofonia e hiperacusia. O objetivo é conscientizar a população sobre a realidade preocupante do aumento dos problemas auditivos em todas a idades.
Dentre os três temas centrais do Novembro Laranja, o zumbido - ou tinnitus - é um ruído auditivo que apenas o próprio paciente escuta; ele pode não ser causado por nenhuma doença coexistente, mas ser causado por exposição a sons altos, excesso de cera no ouvido, lesões no pescoço e na cabeça ou ainda aparecer como efeito colateral da ototoxicidade de determinados medicamentos. Entretanto, o zumbido também pode ser consequência de uma perda auditiva ou doenças subjacentes, como a diabetes.
O tinnitus atinge cerda de 15% da população mundial e tem papel decisivo na perda de qualidade de vida, podendo afetar o sono, a concentração e até mesmo e o convívio social.
Como funciona o diagnóstico?
O diagnóstico, bem como o tratamento, do tinnitus deve ser realizado com um otorrinolaringologista e muitas vezes é feito por exclusão. Para um diagnóstico preciso é feita a investigação das possíveis patologias subjacentes e exames audiológicos como:
Audiometira tonal e vocal
Impedanciometria
Prova de função tubária
Emissões otoacústicas
BERA/PEATE
Pesquisa de limiar de desconforto
Audiometria de altas frequências
Acufenometria
Zumbido tem tratamento?
O tratamento irá sempre depender do diagnóstico; pode ser feito através do tratamento da perda auditiva, quando existir, através de terapias sonoras, medicamentos, controle das doenças subjacentes, evitando possíveis gatilhos entre outros.
O primeiro passo é buscar a ajuda profissional!
ความคิดเห็น