Dicas para dormir bem

Atualizado: 2 de Abr de 2019

Ao todo, existem mais de 70 distúrbios de sono, sendo os mais comuns a insônia e a apneia do sono.


Vale ressaltar que a importância de uma noite bem dormida está associada ao bem estar e à saúde do ser humano. O sono possui grande influência sobre o funcionamento de sistemas como o nervoso, cardíaco e endócrino sendo um exemplo, a liberação do hormônio do crescimento que ocorre durante as primeiras horas de sono. Portanto, é de grande importância verificar a qualidade de seu sono e se certificar de que existem meios para melhorá-la.



A insônia, seus sintomas e como curar

A insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono e de mantê-lo durante a noite, sendo um dos maiores problemas de sono da população e podendo acarretar problemas mais graves.


Normalmente os sintomas são: sono fragmentado, sonolência diurna, pouca energia e irritabilidade. Pode-se considerar um caso de insônia quando a pessoa demora mais de 30 minutos para conseguir dormir e os fatores citados se repetem no mínimo três vezes por semana durante um mês. Além do mais, o transtorno pode estar associado a problemas de saúde, como dores, ansiedade, estresse e depressão.


Algumas das causas da insônia são:

O envelhecimento;

Preocupações para dormir;

A depressão;

O excesso de multitarefas;

Horários irregulares de dormir e acordar e

A má higiene do sono


Qual é o tratamento?

Primeiramente deve haver uma avaliação médica, depois vem o tratamento que pode ser feito com medicamentos e técnicas complementares que incluem: meditação, yoga, exercícios físicos, acupuntura, massagem e higiene do sono. Além do mais, é importante manter uma alimentação saudável, evitar ingerir bebida alcoólica e com cafeína e regular os horários de se deitar.


E a apneia do sono?

A apneia do sono é um problema respiratória que pode acontecer enquanto estamos dormindo. Além de afetar a qualidade de vida devido à sonolência excessiva, há um risco de problemas cardíacos como pressão alta, batimento cardíaco irregular e infarto do miocárdio.


Os principais sintomas são: ronco alto e frequente, engasgos e sufocação durante a noite, sonolência em excesso durante o dia, cansaço e dor de cabeça ao acordar, dificuldade de memória e concentração. Em casos mais extremos pode acarretar: irritabilidade e depressão, obesidade, pressão alta e impotência sexual.


Se você possui a maioria dos sintomas, procure um médico e realize a polissonografia, também conhecida como “exame do sono”. Vale lembrar que existe tratamento sim, porém ele varia de acordo com o grau da apneia do sono de cada indivíduo.


A dúvida que não acaba: dormir mais no final de semana compensa o sono perdido durante a semana?

A resposta é NÃO! De acordo com um estudo publicado no periódico Current Biology, o tempo de recuperação do sono durante o fim de semana não é uma medida eficaz para contrabalançar os problemas metabólicos quando a perda do sono é crônica.


Além do mais, a pesquisa mostra que dormir pouco pode acarretar uma série de problemas de saúde, como obesidade e diabetes tipo 2, que em parte são impulsionadas pela vontade de comer à noite e por diminuir a sensibilidade à insulina.


A privação de sono afeta diretamente a saúde e metabolismo do ser humano. Portanto, o ideal é dormir bem durante a semana e criar uma rotina que varia entre 7 a 9 horas de sono.


Procedimentos que ajudam a dormir melhor

Dormir em um local calmo, sem barulho e que seja escuro é fundamental, além de uma rotina que é importante para educar e regular o corpo. A realização de atividades físicas durante o dia também é essencial, pois elas regulam os hormônios que melhoram o sono. Juntamente, ingerir alimentos leves e saudáveis, evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas após anoitecer são tópicos relevantes.


Também existem técnicas de relaxamento que incluem meditação, exercícios de respiração, massagem e reflexologia que podem diminuir a tensão física e mental e levar a um sono reparador.


Alguns tratamentos alternativos também podem ser indicados, como a acupuntura e tratamentos à base de plantas, cápsulas ou chás, como camomila e erva-cidreira. Esses métodos são usados para evitar o uso de medicamentos e podem ser muito eficientes.


Entretanto, se você estiver sentindo dificuldade para dormir ou a necessidade de melhorar a qualidade do sono, é importante procurar um especialista e certificar-se do tratamento mais adequado.


Agende a avaliação daqueles que você ama!

Mais de 60 planos de saúde e convênio.

Consulta e exames no mesmo dia e local, com preferência absoluta aos idosos. Afinal, agora é nossa hora de retribuir tantos anos de dedicação.

(61) 3542-2803 / (61) 9.9604-2803

Auto-Agendamento e Chat no Site




80 visualizações

 ASA SUL 

Endereço:

709/909. Centro Médico Julio Adnet - SEPS SEP Sul, Sia Lt A - Clínica 2, Subsolo - CEP: 70390-095

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 ASA NORTE 

Endereço:

Ed. Cléo Octávio - Em frente HRAN. Setor Médico Hospitalar Norte - CEP: 70710-100

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 TAGUATINGA 

Endereço:

Ed. Pátio Capital QS 3. - Pistão Sul. / Térreo
CEP: 71953-000

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

Sobre a Otorrino DF

Consultas médicas, exames e cirurgias para pacientes com necessidades relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.
Será um prazer receber você aqui em nossa clínica! 

Nossos Médicos

Os profissionais da clínica Otorrino DF buscam atualizações constantes em suas especialidades visando oferecer atendimento personalizado e humanizado a seus pacientes.

  • Instagram - Otorrino DF
  • YouTube - Otorrino DF
  • LinkedIn - Otorrino DF
  • Facebook - Otorrino DF
  • Twitter OtorrinoDF
bg otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
nariz otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
Clínica Otorrino DF © Todos os direitos Reservados