top of page

O que é o Teste da Linguinha?


teste da linguinha otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto

O nome mais adequado à “língua presa” é anquiloglossia (anquilo= aderido; glosso= língua). Consiste na maior aderência da língua ao assoalho da boca por meio de uma fina membrana, o frênulo, e com isso ocorre limitação dos movimentos da língua. Como consequência, a criança pode ter dificuldades na amamentação, com maior chance de desmame precoce. Pode desenvolver também dificuldades na articulação de palavras, na mastigação e na deglutição.


Em junho de 2014, foi aprovada a Lei 13.002/2014, que torna obrigatório o “teste da linguinha” nas maternidades do país. Trata-se de um exame simples e indolor, em que o profissional avalia os movimentos da língua e a sucção do bebê.


A cirurgia para “descolar a língua” é chamada frenotomia lingual. Para bebês de até 1 ano, pode ser realizada em consultório, sob anestesia local. Logo após o procedimento, o bebê já pode mamar no peito da mãe. Já em crianças maiores, como há maior chance de sangramento e de necessidade de pontos, e, em alguns casos, necessidade de sedação, é recomendável a realização em centro cirúrgico. O aconselhável é que a cirurgia seja realizada o quanto antes, pois, quanto mais cedo, menos efeitos negativos para tratar.


O otorrinolaringologista é um especialista habilitado para ao diagnóstico e a realização da cirurgia. Procure o seu!


258 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page