top of page

Entenda as principais diferenças entre botox e preenchimento


botox preenchimento exames audiológicos otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto

Com o passar dos anos, a nossa pele para de produzir a mesma quantidade de colágeno e elastina, responsáveis por fornecer estrutura, firmeza e elasticidade para esse tecido. É assim que começam a surgir as rugas e marcas de expressão, que incomodam as pessoas e as levam à procura de tratamentos estéticos, como botox e preenchimento.


Apesar de ambas as técnicas terem o mesmo fim, o rejuvenescimento facial, cada uma é mais adequada para um tipo de caso. Está precisando de mais informações sobre elas? Então, veio ao lugar certo! Neste post vamos falar mais sobre como funcionam esses tratamentos e para que servem. Confira!


Diferenças entre botox e preenchimento


Botox


A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. No organismo, quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair. Seu primeiro uso foi para relaxar os músculos oculares em pessoas estrábicas, corrigindo o problema. Depois, foi empregado em pessoas que sofreram paralisação do tecido muscular, como em casos de AVC.



Hoje em dia, essa técnica é muito usada para a correção estética da face, proporcionando uma melhora das rugas dinâmicas — aquelas que são perceptíveis quando há expressões faciais. Com a aplicação do botox, o músculo fica relaxado e não há formação de rugas.


A aplicação é feita com uma agulha fina e, normalmente, é feita na área que compreende a testa, a região entre as sobrancelhas e a parte externa dos olhos, para correção dos famosos “pés de galinha”. Além disso, a toxina também pode ser empregada para diminuir o suor nas axilas, pés e mãos, problema conhecido como hiperidrose.


Existem várias marcas de toxina botulínica no mercado mundial, uma delas é o BOTOX (Allergan) e DYSPORT (Galderma), além de outras marcas como BOTULIFT® (Bergamo); PROSIGNE (Cristália); XEOMIN (Biolab).


A ação dura, em média, de 4 a 6 meses, mas isso vai depender de cada organismo. Os resultados demoram alguns dias para surgir, mas é normal que o efeito completo do procedimento apareça em até 1-2 semanas.


A toxina botulínica pode ser empregada pra tratar rugas já existentes, mas também para prevenir que elas apareçam. Nesse caso, a toxina atua tirando a tensão da região, evitando que as expressões marquem o rosto.


O procedimento é simples e minimamente doloroso, pode ficar levemente vermelho no local aplicado, sendo mais comum em pessoas de pele clara.  Para evitar possíveis complicações, é importante ficar longe da exposição direta ao sol e fazer uso de filtro solar. É recomendado não massagear ou tocar demasiadamente nas áreas de aplicação e nem praticar atividades físicas no mesmo dia, pois o efeito pode ser reduzido.


A aplicação da substância deve ser iniciada, a partir dos 24 a 30 anos,  com intenção de prevenir as rugas. Mas é importante salientar que devemos evitar reaplicação com intervalo inferior a 2 meses para evitar resistência. Em geral é indicado reaplicação  da toxina botulínica a cada 6 meses.


É importante salientar que os resultados podem ser desastrosos se a toxina botulínica for aplicada por mãos inexperientes ou por profissionais não qualificados. Assim, certifique-se que o médico escolhido tenha experiência específica nessa área.


Preenchimento facial


O preenchimento facial pode ser  feito com ácido hialurônico, uma substância produzida naturalmente no humor vítreo dos olhos, no líquido sinovial das articulações e no tecido conjuntivo. Ela é responsável por substituir o espaço entre as células, dando volume à pele. Além disso, retém a água do seu redor, o que dá mais viço à região e a mantém hidratada.


A concentração dessa substância diminui no nosso corpo com o passar dos anos, formando as rugas estáticas, ou seja, aquelas que aparecem mesmo quando o rosto está relaxado. Para esse tipo de ruga, o preenchimento é o melhor método.


Sua aplicação tem o objetivo de preencher vincos e sulcos, tornando a sua profundidade menor e menos pronunciada no rosto. Sua área de aplicação compreende o bigode chinês (as linhas que ligam a parte inferior do nariz ao canto da boca), o entorno e cantos dos lábios.


Outra área que pode receber o preenchimento é a maçã do rosto, que costuma perder volume com o avançar da idade, ocasionando perda de tecido de sustentação da face. O procedimento também pode ser feito no queixo, têmporas, ângulo da mandíbula e dorso das mãos — para repor o volume e deixar mais definido o contorno facial, ocasionando o tão desejado  “efeito blush” . A aplicação destas áreas pode ser realizada por varias técnicas, sendo hoje mais conhecido por MD Codes.


O preenchimento com ácido hialurônico pode também ser realizado para aumento e definição dos lábios além de preenchimento para suavizar as olheiras.


O efeito do preenchimento tem duração, em média, de 12 a 18 meses. No entanto, esse tempo depende do organismo da pessoa e também da substância utilizada. É importante salientar que não há perda de sensibilidade, visto que a substância é aplicada superficialmente na pele. Os preenchimentos feitos com ácido hialurônico sintético são mais seguros, uma vez que a técnica é realizada com produto semelhante ao produzido pelo corpo humano.


Pessoas que possuem doenças autoimunes, como o lúpus, grávidas e mulheres que estão amamentando não devem realizar o procedimento. O mesmo vale para pessoas imunossuprimidas e alérgicas aos componentes da fórmula.


Após o preenchimento, é comum que surjam sintomas como dor leve, inchaço e pequenos hematomas na região, mas desaparecem em poucos dias. É recomendado usar protetor solar e evitar atividades físicas, assim como na aplicação da toxina botulínica. 


Segredos para um resultado satisfatório


Como acontece com todos os procedimentos estéticos, erros na aplicação de botox ou do ácido hialurônico podem causar resultados ruins. Assim, para conseguir um efeito natural, é preciso bom senso do médico, além de técnica e cautela para aplicar a quantidade certa do produto.


Exageros de toxina botulínica costumam causar o “efeito máscara”, em que a pessoa apresenta congelamento das expressões, mesmo conversando ou sorrindo. O objetivo, obviamente, é apenas atenuar as rugas, não deixar alguém sem mímica facial. Além disso, os erros podem deixar a pálpebra caída e causar assimetrias, especialmente nas sobrancelhas, por exemplo.


Já o ácido hialurônico, quando aplicado em excesso, também pode deixar a face com uma expressão nada natural. Sendo assim, é importante escolher bem o médico, não só para realizar corretamente o procedimento, como para dar suporte e tratar quaisquer complicações, caso elas apareçam.


Apesar dos dois procedimentos serem minimamente invasivos e não haver grande chance de problemas, é preciso que o profissional esteja apto a resolvê-los. A dica para acertar nessa escolha é pedir indicação de amigos e parentes que já realizaram procedimentos de sucesso e conseguiram o resultado que queriam.


Entendeu mais sobre o funcionamento do botox e preenchimento facial? Quer ficar por dentro de outros artigos sobre saúde e estética? Curta a nossa página no Facebook e receba notícias e novidades em primeira mão!


A OtorrinoDF tem profissionais habilitados e especializados para ajudá-los nestes procedimentos . Agende aqui sua consulta!

458 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page