A Doença de Ménière é uma síndrome rara e acomete o ouvido interno - ocorre uma extensão do volume de endolinfa dentro da orelha interna, causando uma distensão em decorrência de um aumento da pressão interna.
Os principais sintomas dessa patologia são:
Vertigem
Zumbido
Audição flutuante
Plenitude auricular
Em geral, os sintomas aparecem subitamente e em estágios iniciais pode ser confundida com outras doenças, como labirintite por conta desses sintomas.
Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
A causa exata da Doença de Ménière não é conhecida e pode ocorrer em membros de uma mesma família; estudos recentes mostram que há certa prevalência em mulheres. Por ser uma doença ainda não bem compreendida, o diagnóstico inclui a análise do histórico dos pacientes, exames de audição e o descarte de outras patologias com quadros clínicos similares.
A Doença de Ménière não tem cura, por isso qualquer tratamento geralmente envolve acompanhamento para toda a vida dos pacientes. Em geral são tratados os sintomas a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, seu equilíbrio e reduzir o zumbido. Manter hábitos saudáveis, com uma alimentação equilibrada, redução da cafeína e prática de exercícios podem ser aliados.
Kommentare