top of page

Coma com prazer, engula com segurança...

Dia Nacional da Atenção à Disfagia.

A disfagia é um distúrbio que afeta a capacidade de engolir alimentos ou líquidos, podendo causar desconforto e, em alguns casos, riscos à saúde. Pode ser uma condição temporária ou permanente e ter inúmeras causas, como doenças neurológicas, traumas ou problemas decorrentes de cirurgias…


O tratamento está ligado à causa e ao tipo de disfagia que o paciente apresenta.


Em alguns casos, pode ser necessário fazer mudanças na alimentação, evitando alimentos sólidos ou adicionando espessantes aos líquidos. Em outros, podem ser necessárias terapias com fonoaudiólogas ou medicamentos que facilitem o relaxamento dos músculos da garganta e da boca.


Já em casos mais graves, pode ser necessário recorrer a cirurgias para correção de anomalias ou de alterações físicas que estejam impedindo a deglutição adequada.


O importante é que o tratamento seja iniciado mais cedo o possível para minimizar e evitar mais riscos e complicações associados a esse distúrbio.


Se você tem alguma dificuldade para engolir alimentos ou líquidos, procure um otorrinolaringologista. A disfagia não deve ser ignorada, pois o diagnóstico e tratamento podem fazer toda a diferença na sua qualidade de vida.


Cuide da sua saúde com a OtorrinoDF.


204 visualizações0 comentário
bottom of page