BERA/PEATE COM SEDAÇÃO

O desenvolvimento auditivo infantil contribui diretamente para o aprendizado e uso da fala e da linguagem. A avaliação precoce de possíveis alterações na audição são essenciais para que o desenvolvimento saudável não seja comprometido, gerando consequências de natureza emocional, social e psicomotora.


E quais os indicadores de risco para deficiência auditiva (IRDA)em bebês?

⠀⠀

  • Icterícia

  • Nascimento prematuro

  • Apgar com escore baixo

  • Baixo peso no nascimento

  • Internação em UTI neonatal

  • Hipoxia (falta de oxigenação) no parto

  • Utilização de medicamentos ototóxicos

  • Infecções maternas durante o pré-natal (sífilis, rubéola, entre outros)


DIAGNÓSTICO DAS VIAS AUDITIVAS:


O recém nascido deve ser submetido ao teste da orelhinha (triagem auditiva) e mesmo que tenha obtido resultado positivo, se ele se enquadra em algum desses fatores de risco, deve ser encaminhado ao otorrino para avaliação e acompanhamento.





O BERA/PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico) é um teste indolor e não invasivo cujo propósito é avaliar a integridade da via auditiva o até o tronco encefálico - estruturas responsáveis para que o som chegue no cérebro. Faz parte do protocolo de diagnóstico recomendado pelo Comitê Multiprofissional de Saúde Auditiva (COMUSA), e permite identificar uma possível perda auditiva em maior ou menor grau.


Apesar de ser um exame objetivo, ou seja, não depende de uma resposta ativa do paciente, o BERA/PEATE é um exame muito sensível e que sofre diversas interferências que podem ser externas (elétrica por exemplo) ou internas (ex: contração muscular). Para evitar interferências internas, incômodos ou interrupções com bebês e crianças pequenas, o exame é geralmente realizado com o paciente dormindo, o que nem sempre é possível. A depender da situação, para garantir as condições ideias para a realização do BERA/PEATE é recomendado o uso de sedação.



COMO FUNCIONA?


A sedação é realizada por médico anestesista, em ambiente preparado com todo o mecanismo necessário de suporte à vida e constante monitoramento da sedação, que geralmente é feita através de gás inalatório. O exame é feito em centro cirúrgico, acompanhado pelo fonoaudiólogo audiologista, profissional responsável pela avaliação dos estímulos gerados durante o teste.


O audiologista é especialista no estudo da audição, seu equilíbrio e distúrbios relacionados; o dia 10 de outubro é o dia mundial reservado à apreciação e reconhecimento desses profissionais. A OtorrinoDF parabeniza todos os profissionais da área e agradece a dedicação de toda sua equipe de audiologistas!



139 visualizações

 ASA SUL 

Endereço:

709/909. Centro Médico Julio Adnet - SEPS SEP Sul, Sia Lt A - Clínica 2, Subsolo - CEP: 70390-095

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 ASA NORTE 

Endereço:

Ed. Cléo Octávio - Em frente HRAN. Setor Médico Hospitalar Norte - CEP: 70710-100

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 TAGUATINGA 

Endereço:

Ed. Pátio Capital QS 3. - Pistão Sul. / Térreo
CEP: 71953-000

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

Sobre a Otorrino DF

Consultas médicas, exames e cirurgias para pacientes com necessidades relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.
Será um prazer receber você aqui em nossa clínica! 

Nossos Médicos

Os profissionais da clínica Otorrino DF buscam atualizações constantes em suas especialidades visando oferecer atendimento personalizado e humanizado a seus pacientes.

  • Instagram - Otorrino DF
  • YouTube - Otorrino DF
  • LinkedIn - Otorrino DF
  • Facebook - Otorrino DF
  • Twitter OtorrinoDF
bg otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
nariz otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
Clínica Otorrino DF © Todos os direitos Reservados