top of page

A preocupação com engasgos e como realizar a manobra de Heimlich.

desenho de boneco, do sexo masculino, na cor branca com as mãos no pescoço por causa de engasgo e figura de boneca, do sexo feminino, com as mãos no pescoço em decorrencia de engasgo.


Engasgar-se é assustador e pode ser fatal se não for tratado rapidamente. Em crianças, especialmente, é uma das principais causas de morte acidental. No entanto, pessoas de todas as idades podem se engasgar, em geral, durante a alimentação. Se alguém estiver engasgado, a manobra de Heimlich pode ajudar a desobstruir as vias respiratórias e salvar vidas. 





Como Fazer a Manobra de Heimlich 


A manobra de Heimlich é uma técnica simples que pode ser usada em adultos, crianças, e até em bebês (mas, de maneira, um pouco diferente) 


figura de boneco, do sexo feminino, realizando a manobra de heimlich, em um boneco de criança.

Para realizar a manobra, fique por trás da pessoa engasgada, abrace-a e faça compressões firmes na parte superior do abdômen, em direção ao peito.  



figura de boneco, do sexo feminino, realizando a manobra de heimlich, em um boneco de bebê

Em bebês menores de 1 ano, a manobra é feita de maneira um pouco diferente, com tapinhas nas costas e compressões no peito. 


Lembrando que a manobra de Heimlich deve ser realizada apenas em pessoas conscientes. Se a pessoa estiver inconsciente, é necessário iniciar a ressuscitação cardiopulmonar enquanto espera ajuda médica. 


Cuidados Especiais 


Em certas situações, como quando a pessoa está grávida ou é obesa, os cuidados devem ser adaptados. As compressões devem ser aplicadas no esterno, não no abdômen, e pode ser necessário adaptar a técnica dependendo da situação. 

28 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page