Existe apneia do sono em crianças?

Atualizado: 12 de nov. de 2018

Foto Divulgação: Jornal da Orla

A matéria a seguir, responde a tudo o que você precisa saber!

A apneia do sono, é um distúrbio que causa pausas recorrentes na respiração durante a noite.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e cerca de 30% da população adulta sofre de apneia do sono. Mas o que a maior parte das pessoas não reconhece, é que a doença não se restringe apenas a adultos.

Crianças com obesidade, problemas de tônus muscular, amígdalas ou adenóides grandes, síndromes genéticas, anormalidades da face ou da garganta, problemas no controle da respiração ou mesmo história familiar, também correm esse risco.

Como eu posso saber se a criança tem apneia do sono?

Se durante o dia:

• Ocorrem problemas de atenção;

• Hiperatividade;

• Alterações de humor ou irritabilidade;

• Sonolência;

• Cansaço extremo;

• Dor de cabeça, principalmente pela manhã.

E à noite:

• Ronca, não necessariamente alto;

• Possui respiração audível;

• Dorme de boca aberta;

• Troca com frequência a posição do corpo ao dormir;

• Urina na cama.

O tratamento consiste principalmente em:

• Regularização do peso;

• Tratamento da rinite alérgica;

• E alteração da posição para dormir. O indicado é se posicionar com a cabeça um pouco mais elevada e o corpo de lado.

Estes são alguns dos sinais de que você deve procurar um médico otorrinolaringologista.

O Dr. Frederico de Paula, da OtorrinoDF, ressalta: "A avaliação para diagnóstico acontece de maneira simples e rápida. É importante observar o sono da criança principalmente se está na faixa etária de 3 a 5 anos".

Que tipo de cirurgia pode ser feita para apneia do sono?

Em último caso, se os tratamentos não ajudarem, a cirurgia de remoção de amígdalas e adenoides melhora os sintomas da apneia. A retirada da adenoide, reduz significativamente os riscos de distúrbios do sono e ambas diminuem o risco de amigdalite crônica e aguda. Em pacientes com problemas nasais e respiração oral, o tratamento conjunto com o dentista e o fonoaudiólogo é importante!

E então? Conseguiu entender um pouco mais sobre o assunto?

Se nossas informações foram úteis para você, também podem ajudar outras pessoas.

Compartilhe o texto em suas redes sociais! Assim, você ajuda a ampliar a qualidade de vida na sociedade.

A clínica OtorrinoDF dispõe de equipe e estrutura para melhor atendê-lo e ajudar no seu problema .

Agende sua avaliação!