Videonasofibroscopia ou Nasofibrolaringoscopia 

A videonasofibroscopia,  ou videoendoscopia nasal, é um exame endoscópio realizado por otorrinolaringologistas que serve para avaliar as cavidades nasais. O exame permite um diagnóstico rápido realizado pelo otorrinolaringologista que não necessita de preparo prévio e pode ser realizado em crianças e adultos. A avaliação permite a visualização das estruturas que compõem a cavidade nasal, a faringe e a laringe com seu movimento durante a respiração e a produção da voz. 

Como é feito: em consultório, com o paciente sentado, introduz-se uma fibra óptica flexível em cada narina. A mesma avança pelas cavidades nasais e chega até a rinofaringe. Em alguns casos, podem ser aplicados anestésicos e vasoconstrictores tópicos.


Duração média: entre 1 e 2 minutos


Recomendações: não se mexer durante a realização do exame.

video_nasofibroscopia_exame_otorrino_ped
videonasofibroscopia_exame_otorrino_pedi

Videonasofibroscopia

Por que realizar o exame?

O exame possibilita a avaliação de diversas queixas e afecções relacionadas à cavidade nasal e seios paranasais, como obstrução nasal, roncos, sangramentos nasais, diminuição do olfato, localização e tipo de rinossinusites, hipertrofia adenoidiana, dimensionamento do desvio septal, pólipos nasais e tumores nasossinusais. O exame também pode ser indicado para casos pré-cirúrgicos nasais. 

Como é realizado o exame?

O exame vídeo-naso-sinusal é feito com o nasofibroscópio, que é um aparelho de fibra óptica flexível de pequeno diâmetro acoplado a uma fonte de luz e uma câmera que fornece uma melhor avaliação da cavidade nasal e da laringe, a partir da visualização e transmissão das imagens do interior do nariz.