top of page

Por que devemos evitar respirar pela boca?

O tópico de como respiramos se tornou cada vez mais importante à medida que mais dados sobre como as vias aéreas e o sono afetam o corpo se tornaram mais disponíveis.




A maneira como respiramos o ar pode afetar a posição de nossos dentes, como falamos, a qualidade de nosso sono (e a energia e função diurna subsequente) e o desenvolvimento e crescimento facial em crianças.


Muitos de nós nos sentimos estressados, sobrecarregados e superestimulados durante nossa vida diária, o que nos deixa em um estado crônico de luta ou fuga. Inspirar e expirar pelo nariz nos ajuda a respirar de forma mais plena e profunda, o que estimula a parte inferior do pulmão a distribuir maiores quantidades de oxigênio por todo o corpo e permite que o corpo entre em um sono profundo.


Além disso, a parte inferior do pulmão está associada ao nosso sistema nervoso parassimpático, responsável por acalmar o corpo e a mente. Por outro lado, a respiração bucal é estimulada pela parte superior dos pulmões, o que aciona os receptores nervosos simpáticos para nos empurrar para ficarmos mais hiperativos e nos impede de entrar em um sono profundo.


Como resultado, nosso corpo produz adrenalina para compensar a sonolência! Crianças com a boca aberta em repouso muitas vezes não são capazes de atingir seu potencial acadêmico porque seus cérebros e corpos não estão em sua melhor forma neste estado de privação de sono profundo. Eles são frequentemente diagnosticados com TDAH e outros problemas comportamentais, juntamente com um sistema imunológico reduzido.


Se você percebe que respira pela boca com frequência, procure um especialista para te ajudar a descobrir a causa.






517 visualizações0 comentário
bottom of page