PAC

O Processamento Auditivo Central (PAC) é o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.
 

O exame de avaliação do PAC é indicado para crianças ou adultos que apresentam dificuldade de aprendizagem, dispersão, dificuldade de comunicação oral e/ou escrita e dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos.

 

Como é feito: é realizado em cabine acústica. Com fones de ouvido, o paciente cumpre tarefas específicas. O número de acertos indicará se o exame está normal para cada idade e, em caso de anormalidade, identifica quais são as habilidades cerebrais que devem ser aperfeiçoadas. Assim, vai servir de orientação para a escolha dos exercícios e das técnicas de treinamento auditivo que o fonoaudiólogo exercitará como forma de tratamento.
 

Duração média: entre 60 a 80 minutos, podendo, em alguns casos, ser necessárias duas sessões.
 

Recomendações: ter realizado audiometria há menos de dois meses; ter feito repouso auditivo (evitar exposição a sons intensos, como fones de ouvido, ruído ocupacional e outros) e que o paciente esteja descansado, já que o exame exige atenção.

exames_otorrino_pediatra_df_emergencia_c
audiometria_audiológicos_exames_otorrino

Processamento auditivo central

O que é processamento auditivo central?

Processamento auditivo central é a capacidade do sistema nervoso de usar a informação que chega pela audição: "é o que o cérebro é capaz de fazer com o que o ouvido ouviu". Algumas crianças são tachadas como "desatentas", "agitadas" e "com falta de interesse". Alguns adultos, por outro lado, queixam-se de dificuldades profissionais e no convívio com familiares e amigos (memória, concentração, entendimento, etc.). É possível que exista um transtorno de processamento auditivo central nesses casos.

Como é realizado o exame?

Por meio deste exame, será possível identificar qual o tipo de alteração – o que definirá as habilidades que deverão ser trabalhadas durante o tratamento (treinamento auditivo).  As alterações encontradas têm grande chance de serem revertidas com o treinamento adequado, aplicado por um profissional habilitado.

Por que realizar o exame?

O exame de avaliação do processamento auditivo central é indicado para crianças (a partir de 6 anos) e adultos com dificuldade de entender, falta de atenção e memória, dificuldade para concentrar, ler ou escrever que interferem na aprendizagem escolar ou na atividade profissional.