UNIDADE - Asa Norte

SMHN – Quadra 2 – Bloco B  
Ed. Cleo Octavio, Loja 02- Térreo
Asa Norte - Brasília - DF, CEP 70710-146

Prédio com estacionamento rotativo.

Googlemapslogo2014.png
Uber_100x100.png
UNIDADE - Asa Sul

SEPS 709/909 Lote A,

Centro Clínico Júlio Adnet 1o. Subsolo
Asa Sul - Brasília - DF, CEP 70390-095

Googlemapslogo2014.png
Uber_100x100.png
NOVA UNIDADE
Taguatinga
Águas Claras

Ed. Pátio Capital QS 3. - Pistão Sul.

Googlemapslogo2014.png
Uber_100x100.png

Sobre a Otorrino DF

Consultas médicas, exames e cirurgias para pacientes com necessidades relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.
Será um prazer receber você aqui em nossa clínica! 

Nossos Médicos

Os profissionais da clínica Otorrino DF buscam atualizações constantes em suas especialidades visando oferecer atendimento personalizado e humanizado a seus pacientes.

  • Instagram - Otorrino DF
  • YouTube - Otorrino DF
  • LinkedIn - Otorrino DF
  • Facebook - Otorrino DF
  • Twitter OtorrinoDF
bg otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
nariz otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
Clínica Otorrino DF © Todos os direitos Reservados

Cirurgias de ouvido

Colocação de “Carretel” ou tubo de ventilação 

O que é o “Carretel”?

Também chamado de dreno, ou tubo de ventilação, o carretel é uma pequena estrutura cilíndrica de silicone que é inserida cirurgicamente no tímpano. Permitindo a ventilação da orelha média.

Na maioria dos casos o carretel é espontaneamente expulso e pode ser removido nas consultas pós- operatórias de rotina. Quando não é expulso espontaneamente pelo corpo ou quando está causando infecções que não conseguem ser controlados com medicação, o tubo é removido cirurgicamente.

 

Indicação

Sua colocação é indicada principalmente para crianças e adultos que apresentam episódios recorrentes de otite - dor de ouvido ou otite média - acúmulo de secreção ou fluido na orelha média, que mesmo tratadas com antibióticos continuam se repetindo, podendo se tornar crônica e levar à perda auditiva.

 

Vantagens da colocação do “Carretel”

O tubo de ventilação remove o fluido e secreção, permitindo a ventilação normal da orelha e, consequentemente, restaurando a audição do paciente.

 

Como é a colocação do “Carretel”?

O cirurgião faz uma pequena incisão no tímpano para aspirar a secreção ou fluido da orelha média e colocar o tubo nesta região.

Apesar de ser uma cirurgia simples, a colocação do tubo precisa ser feita em centro cirúrgico, já que necessita de anestesia.

Timpanoplastia (cirurgia para "tímpano perfurado")

O que é a Timpanoplastia?

A timpanoplastia é a cirurgia indicada para tratamento de perfurações da membrana do tímpano. Essas perfurações costumam surgir como sequela de traumas decorrentes da pressão forte contra a membrana, como pancadas, ou de infecções no ouvido médio.

 

Quando a cirurgia é indicada?

A timpanoplastia é indicada nos casos de perfurações timpânicas que afetam a audição do paciente e que persistem mesmo com tratamentos médicos. Qualquer infecção, que esteja presente deve ser tratada antes da operação.

O que é a perfuração do tímpano?

Uma pessoa com o tímpano perfurado sente uma diminuição imediata da audição e uma dor muito incômoda. Zumbido e sangramento pelo canal auditivo são alguns dos sintomas da perfuração.

Nessas situações, a pessoa também fica impossibilitada de fazer atividades simples que envolvem a água, como banhos de piscina ou de praia, já que a água pode passar pela perfuração e causar infecções.

O médico otorrino também pode pedir exames, como a audiometria, para certificar a perfuração da membrana no paciente.

• Mastoidectomia ("raspagem" de ouvido)

A Mastoidectomia, mais conhecida como “raspagem” do ouvido, é um procedimento cirúrgico indicado para o tratamento de sequelas da otite média crônica.

A “raspagem” consiste na remoção de todo o tecido doente existente na mastoide - osso atrás do ouvido. Nesse mesmo procedimento pode ser feito o reparo da audição para o funcionamento normal do ouvido, que pode ter sido danificado após uma otite crônica.

Timpanomastoidectomia
(timpanoplastia + mastoidectomia)

Modelo_Whatsapp_2018_f.png