Você conhece o Agosto Dourado?

Você conhece o Agosto Dourado?


O GDF lançou oficialmente a Campanha de Amamentação Agosto Dourado.


Conheça a Campanha

Nessa campanha o mês de agosto é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Cada ano é elegido um tema específico para envolver pais, mães e familiares. Em 2018 foi trabalhado o tema: "Amamentação: a base da vida" e agora em 2019 contaremos com: “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro”.


Atualmente o DF é referência em aleitamento materno, onde as políticas públicas de incentivo à amamentação são realizadas com afinco durante todo o ano. "O índice nacional de mães que amamentam seus bebês exclusivamente com leite materno é de 49% e sobe para 61% no DF, onde 65% das crianças de até um ano são amamentadas, enquanto no Brasil a taxa é de 50%."


O Evento em Brasília:

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília


Em média foram 350 mães ao Parque da Cidade com seus filhos e a maioria delas participaram do mamaço, onde se reuniram para amamentar seus bebês ao mesmo tempo. “A mãe tem que saber que ela é capaz de alimentar seu filho, que o leite dela é suficiente sim”, ressaltou a coordenadora de Bancos de Leite Humano da SES/DF, Mirian Santos. “Tem que acabar aquela história das pessoas dizerem que se o bebê está chorando é por fome. Também é preciso mudar a ideia de que ser mãe é padecer no paraíso. Amamentar é o paraíso. Se está doendo, algo está errado e é preciso buscar ajuda do banco de Leite”.


Benefícios da Amamentação:


Apesar de muito falado ainda existe a necessidade de estarmos sempre esclarecendo os principais motivos de manter o aleitamento materno como principal fonte de alimentação e até mesmo exclusiva até os 06 meses de idade do bebê.

No Leite Humano é encontrado praticamente tudo que um bebê necessita para ter a saúde em dia, com proteínas, açúcar e gorduras, também contém diversas substâncias que auxiliam o sistema imunológico dessas crianças, inclusive anticorpos, fatores imunes, enzimas e células brancas do sangue. Isso gera proteção contra diversas doenças durante e até mesmo após o período de amamentação.

Onde essas defesas podem atuar?

Essas defesas propiciadas pelo leite materno, diminuem os riscos de que o seu bebê sofra de:

  • Infecções nos ouvidos;

  • Infecção do trato respiratórios;

  • Coqueluche;

  • Bronquiolite;

  • Pneumonia;

  • Vômitos;

  • Diarréia;

  • Pneumonia;

  • Infecções do trato urinário;

  • Alguns tipos de meningite;

  • Obesidade.

E então vamos compartilhar essa ideia?


#AgostoDourado #CampanhaDaAmamentação #AleitamentoMaterno

Com informações de Agência Brasília.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo