ASA SUL 

Endereço:

709/909. Centro Médico Julio Adnet - SEPS SEP Sul, Sia Lt A - Clínica 2, Subsolo - CEP: 70390-095

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 ASA NORTE 

Endereço:

Ed. Cléo Octávio - Em frente HRAN. Setor Médico Hospitalar Norte - CEP: 70710-100

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 TAGUATINGA 

Endereço:

Ed. Pátio Capital QS 3. - Pistão Sul. / Térreo
CEP: 71953-000

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

Sobre a Otorrino DF

Consultas médicas, exames e cirurgias para pacientes com necessidades relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.
Será um prazer receber você aqui em nossa clínica! 

Nossos Médicos

Os profissionais da clínica Otorrino DF buscam atualizações constantes em suas especialidades visando oferecer atendimento personalizado e humanizado a seus pacientes.

  • Instagram - Otorrino DF
  • YouTube - Otorrino DF
  • LinkedIn - Otorrino DF
  • Facebook - Otorrino DF
  • Twitter OtorrinoDF
bg otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
nariz otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
Clínica Otorrino DF © Todos os direitos Reservados

Teste auditivo: saiba o que é e a importância de fazê-lo


Todo mundo provavelmente já fez um check-up de saúde ao menos uma vez na vida. Exames de sangue e de vista, além do eletrocardiograma, estão entre as verificações mais comuns. Agora pense e responda: você já fez algum teste auditivo? Se a resposta for nunca, não se assuste. A maioria das pessoas só costuma fazê-lo quando suspeita de alguma alteração na capacidade de ouvir bem.


Muitas pessoas ainda acham que os problemas auditivos são inconvenientes do envelhecimento, mas a verdade é que eles atingem pessoas de diferentes idades e podem ter diversas origens.


Para saber como é feito, quais são os tipos e os principais motivos pelos quais você deve fazer uma avaliação auditiva, continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Confira!


Por que o teste auditivo é tão importante?


Você sabia que a audição é considerada um dos sistemas mais complexos do corpo humano? Pois é! É por meio dela que conseguimos perceber e reagir aos sons do ambiente. Por isso, ela tem um papel de destaque no desenvolvimento intelectual e na integração social do indivíduo.


Vários motivos podem ocasionar a perda auditiva. Entre eles estão:

  • o avanço da idade;

  • doenças infecciosas;

  • fatores genéticos;

  • traumas acústicos;

  • uso de medicamentos tóxicos;

  • causas congênitas; e

  • exposição sonora intensa.


Por conta disso, saber como está a saúde dos nossos ouvidos é fundamental, principalmente se estamos expostos aos fatores de risco mencionados. Além do mais, é sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?


Para que serve?


A audiometria, como é chamado o teste auditivo, serve para medir a nossa capacidade auditiva. Caso haja alguma perda nessa questão, ela ajuda o médico a dar o diagnóstico, o prognóstico e também a estabelecer a necessidade ou não do uso de aparelhos — e o tipo mais adequado — para recuperar a audição.


Com o resultado do exame, o otorrinolaringologista — médico especialista em ouvidos e garganta — pode orientar melhor o paciente a tomar medidas preventivas quanto à perda auditiva.


Como ele é feito? É preciso algum preparo?


O teste auditivo é indolor e dura, aproximadamente, 30 minutos. Ele é conduzido pelo médico especialista ou por um fonoaudiólogo — profissional que também é capacitado para isso. Além disso, são feitos dois tipos de audiometria:


Tonal


Ela é realizada com o objetivo de avaliar a resposta do indivíduo a tons puros. O paciente é colocado em uma cabine acústica que o isola dos sons ambientais e tem uma parede de vidro para que ele enxergue o examinador.


Por meio de fones de ouvido, o paciente escutará sons e deverá responder conforme o gestual já combinado com o examinador. Também pode ser feito por via óssea, em que um aparelho vibrador é colocado sobre o osso mastoide do paciente, que deverá acusar as suas percepções.


Vocal


Na audiometria vocal é examinada a capacidade do indivíduo de perceber e compreender a voz humana. Nessa parte, o profissional fala algumas palavras e o paciente deve repeti-las da maneira que entender.


Para fazer a avaliação, o único preparo prévio recomendado é que o paciente não utilize fones de ouvido e nem seja exposto a grandes ruídos pelas 14 horas que antecedem a audiometria.


Quando ele deve ser feito?


Muitas dúvidas podem surgir nessa hora, não é verdade? Por não ser muito comum, as pessoas não sabem quando devem passar por uma avaliação auditiva para garantir a saúde dos ouvidos.


Check-up


O teste auditivo pode ser feito como rotina dentro do check-up médico, principalmente por pessoas que têm um histórico familiar de perda auditiva. Dessa forma, é possível tomar medidas preventivas para a perda da audição.


Trauma


Os indivíduos que passaram por algum fator prejudicial para a saúde dos ouvidos, como um trauma ou uma explosão sonora, também devem fazer o exame conforme orientação do médico.


Ocupacional


Muitas empresas solicitam o teste auditivo tanto nos exames admissionais quanto nos anuais. Isso porque o cargo que será ocupado expõe o trabalhador a algum risco auditivo, como barulhos altos de máquinas ou muito tempo ao telefone.


Desenvolvimento


Sabia que um dos motivos de a criança ter dificuldade na escola é a deficiência auditiva? É verdade! Com a capacidade de ouvir prejudicada, ela não consegue se concentrar nas aulas e nem entender o que é explicado. Por isso, é importante levá-la ao médico caso apresente problemas na aprendizagem.


Existem outros exames auditivos?


Sim! Embora a audiometria seja o teste auditivo mais popular, existem outros exames para testar a audição, como o teste da orelhinha no bebê — que identifica problemas auditivos no recém-nascido — e a imitanciometria. Mas o que é isso?


A imitanciometria, ou impedanciometria, é um teste que avalia as estruturas da orelha média e da tuba auditiva. Ela é recomendada para dar coerência à audiometria, confirmando o diagnóstico. Também serve para controle do tratamento de otite e exames de pré-operatório da orelha média.


Como escolher o local para fazer o teste auditivo?


É de conhecimento de todos que com saúde não se brinca. Dessa forma, na hora de fazer os exames, sejam os de rotina ou específicos, não podemos bobear e ir em qualquer clínica, não é verdade?


Infelizmente, não é todo estabelecimento que tem compromisso e honestidade com o paciente. Então, veja as nossas dicas para encontrar uma clínica de confiança:


Organização, higiene e atendimento


A limpeza e a organização são fundamentais para a qualidade de um laboratório. Vá em uma clínica que respeite o paciente e que ofereça um bom atendimento e ambiente confortável.


Localização


Uma boa localização também faz toda a diferença! Imagine ter que fazer um exame e ainda ter que rodar o bairro atrás de vaga para estacionar o carro? Complicado, não é? Então busque um local de fácil acesso e com estacionamento amplo.


Profissionais capacitados


Ser atendido por profissionais especializados e capacitados nos dá mais segurança no diagnóstico dos nossos exames. Portanto, procure fazer o seu teste auditivo em um estabelecimento que conta com funcionários qualificados, como na OtorrinoDF.


O teste auditivo é essencial para quem se preocupa com a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Ele deve ser feito como exame de rotina e em situações específicas. Sendo assim, se você ainda não fez a avaliação da sua audição, não hesite em procurar uma clínica de confiança.


Já que está por aqui, que tal conferir como está a sua saúde auditiva? Entre em contato conosco agora mesmo e agende sua consulta, ou ligue (61) 3542-2803.

589 visualizações