Prevenção de doenças e o checkup médico

Atualizado: 14 de Jan de 2019



Foto divulgação: Freepik (Royalty free)

O período das férias é um ótimo momento para fazer um checkup e colocar os exames em dia para assegurar que a saúde está em bom estado. Muitas doenças podem ser evitadas com a visita ao otorrinolaringologista, como a otite*, a otosclerose** e o colesteatoma***. Com isso, é possível prevenir doenças e assegurar uma boa qualidade de vida. O teste do ouvidinho, por exemplo, possibilita a identificação de uma deficiência auditiva que, se realizado em recém-nascidos, permite o tratamento prematuro levando à uma estabilidade da audição.


Os sintomas mais comuns que levam o paciente a uma consulta são: obstrução nasal, dor de cabeça, dor na face, secreção nasal, dificuldade auditiva/surdez, zumbido, tontura, dor, secreção ou sangramento no ouvido, dor de garganta, rouquidão e roncos. Além dos sintomas citados acima, algumas doenças podem ser diagnosticadas pelo otorrino: rinite, sinusite, desvio de septo, amigdalite, faringite, otite e distúrbio do sono, por exemplo. Entretanto, vale ressaltar que a consulta não deve ser feita apenas quando se encontra um problema. O checkup é importante justamente para evitar que casos mais graves sejam desenvolvidos e para nortear o tratamento ideal.


O otorrinolaringologista e médico responsável técnico e diretor da Clínica Otorrino DF, José Stênio Ponte Dias Filho, destaca que muitos pacientes não querem operar, pois já se acostumaram com a atual condição. “Eu sempre dou o exemplo de que temos que viver o hoje e não deixar para amanhã. O paciente com desvio de septo que não quer operar, por exemplo, provavelmente já se acostumou com a respiração. Sempre digo que a qualidade de vida muda muito após a cirurgia. Temos que operar o quanto antes, inclusive antes dos sintomas aparecerem”, explica.


Alguns exames importantes que devem ser realizados ao menos uma vez por ano são:


Audiometria tonal limiar convencional: um exame de audição que tem por finalidade medir o nível mínimo de intensidade sonora percebida (pode detectar deficiências auditivas em crianças na fase pré escolar, melhorando o rendimento)


Audiometria vocal, que avalia a capacidade de detectar e entender os sons da fala (auxilia no diagnóstico de doenças do ouvido e na indicação de aparelho auditivo)


Endoscopia, que é a introdução de uma fibra óptica conectada a uma câmera nos orifícios nasais (essencial para a avaliação de pacientes com suspeita de rinossinusite, por exemplo)


Emissão Otoacústica, mais conhecido como EOA, é de grande importância para a avaliação da integridade das células ciliadas externas da cóclea e o funcionamento da orelha interna.


28 milhões de pessoas com surdez no Brasil


De acordo com dados de 2015 da Organização Mundial da Saúde (OMS), 14% da população brasileira sofre de surdez. Essa porcentagem tende a aumentar devido a diversos fatores, sendo um deles o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e também a crescente exposição a ruídos cada vez mais altos.


A surdez e outras doenças citadas anteriormente podem ser prevenidas com a ida regular e precoce ao otorrino. Certifique-se de que possui um tempo livre e marque logo o seu checkup aqui!



*otite: é uma infecção do ouvido médio. Normalmente costuma ser dolorosa devido à inflamação e acúmulo de secreção no ouvido.

**otosclerose: é uma doença hereditária que afeta o ouvido e provoca perda progressiva da audição podendo causar surdez.

***colesteatoma: é o crescimento anormal de pele no interior do canal auditivo, atrás do tímpano, e que pode ser identificado por meio da saída de secreção de odor forte do ouvido, zumbido e alterações na capacidade auditiva, por exemplo.

0 visualização

 ASA SUL 

Endereço:

709/909. Centro Médico Julio Adnet - SEPS SEP Sul, Sia Lt A - Clínica 2, Subsolo - CEP: 70390-095

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 ASA NORTE 

Endereço:

Ed. Cléo Octávio - Em frente HRAN. Setor Médico Hospitalar Norte - CEP: 70710-100

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 TAGUATINGA 

Endereço:

Ed. Pátio Capital QS 3. - Pistão Sul. / Térreo
CEP: 71953-000

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

Sobre a Otorrino DF

Consultas médicas, exames e cirurgias para pacientes com necessidades relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.
Será um prazer receber você aqui em nossa clínica! 

Nossos Médicos

Os profissionais da clínica Otorrino DF buscam atualizações constantes em suas especialidades visando oferecer atendimento personalizado e humanizado a seus pacientes.

  • Instagram - Otorrino DF
  • YouTube - Otorrino DF
  • LinkedIn - Otorrino DF
  • Facebook - Otorrino DF
  • Twitter OtorrinoDF
bg otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
nariz otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
Clínica Otorrino DF © Todos os direitos Reservados