Hiperacusia

Se sentir um pouco incomodado diante de sons altos e contínuos, como o trânsito intenso, é comum. Entretanto, há quem fique extremamente desconfortável com esses barulho, a ponto de precisar se isolar! Por serem sons “inofensivos” para as demais pessoas, o indivíduo com hiperacusia pode ser frequentemente taxado de mau humorado ou anti-social, sem que fique claro que a hipersensibilidade ao som é um distúrbio.





É a comum o pensamento de que o paciente com hiperacusia possui uma “super audição”, no entanto, a audição desses pacientes é completamente normal e o que eles têm é uma redução na tolerância e aumento na sensibilidade a sons específicos.





Quem sofre de hiperacusia pode sentir tontura, náuseas, perda de equilíbrio e até ter crises de pânico, e é comum que o zumbido seja subjacente. Para o diagnóstico o paciente é submetido à pesquisa de limiar de desconforto; o normal é que o LDL (loudness discomfort level) esteja na faixa de 95 decibéis, medidas abaixo desses níveis indicam a hiperacusia.


O tratamento varia para cada caso e é necessário o acompanhamento profissional.


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo