top of page

Dificuldades de aprendizagem e baixa concentração? Saiba o que pode ser.





Se seu filho está tendo dificuldades de passar nas provas de final de semestre e você está preocupado com o final de ano, saiba que o período de férias é o melhor momento para tomar decisões!


Falta de concentração e dificuldades de aprendizagem podem indicar TDAH

O transtorno de déficit de atenção e um problema bastante comum e conhecido, tendo mais de dois milhões de casos por ano no Brasil. E neurobiológico e tem causas genéticas, que normalmente se manifesta na infância e acompanha o indivíduo durante a vida na maioria dos casos.

O que se altera e o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (como dopamina e noradrenalina), que passam informações entre as células nervosas.


Sintomas do deficit

Essas características podem ser confundidas com distração, mas há diferença sendo a falta de atenção comum e passageira, cessa quando acaba o estímulo que a causa, mas para ser diagnosticado a criança ou adulto tem de possuir pelo menos seis características como a dificuldade de concentração em em aula ou palestra, memória com problemas e curto prazo, facilidade para desviar atenção de uma tarefa, perder objetos que fazem parte de alguma função rotineira, não se familiarizar com atividades que peçam raciocínio ou atenção, bater mãos e pés quando precisar ficar parado.

tratamentos

Podem ser feitos de várias maneiras com terapia, medicamentos como estimulantes que aumenta os níveis de neurotransmissores, a frequência cardíaca e a pressão arterial, consequentemente diminuindo o apetite e o sono, também com neuropsiquiatras, neuropediatras, neurologistas, fonoaudiólogos, entre outros.

374 visualizações0 comentário
bottom of page