Conheça as principais doenças que são causadas pelo mudança de clima

Atualizado: 10 de Out de 2018


Ao final de cada estação, é sempre a mesma coisa: as gripes, os resfriados e todas as “ites” começam a se manifestar. E não importa a idade, elas não perdoam crianças nem idosos. O fato é que a imunidade diminui e o corpo acaba sofrendo com a mudança de temperatura.


Mas saiba que existem algumas maneiras de ajudar o seu organismo a se defender. Portanto, conheça agora quais são as principais doenças causadas pelo clima e descubra o que fazer para preveni-las.


Clima X Saúde


Com o fim do verão, as noites abafadas começam a dar lugar ao clima mais fresquinho do outono. Nessa época, fica difícil escolher uma roupa pela manhã, pois nunca se sabe ao certo qual será a variação de temperatura.


Outra grande mudança causada pela proximidade do inverno é a baixa umidade do ar. Enquanto o índice ideal é de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde, no outono ele cai, em média, para 30%. Aquela velha expressão “haja saúde” se encaixa muito bem!


Porém, mesmo com uma boa saúde, é difícil passar ileso por tantas mudanças climáticas. Isso porque, nessa época, nosso corpo perde muita água e sais minerais. Com o clima mais seco, a poeira e a poluição, principalmente nas grandes cidades, também permanecem por mais tempo suspensos no ar.


Além disso, quando a temperatura muda bruscamente, nosso organismo se torna mais vulnerável, ou seja, não consegue se defender com tanta eficiência. Sem contar que os vírus e as bactérias conseguem se proliferar com mais facilidade quando as células estão ressecadas. E aí é um prato cheio para gripes, resfriados e diversas outras doenças se desenvolverem.


Quem já possui algum problema respiratório crônico acaba sofrendo ainda mais. Com a baixa umidade do ar, o muco nasal se torna mais espesso e não consegue limpar as vias aéreas adequadamente. Dessa forma, as infecções respiratórias se tornam tão frequentes que os médicos já até se habituaram: chega o outono, os consultórios ficam ainda mais lotados.


7 principais doenças causadas pelo mudança do clima


Conheça agora quais são as principais doenças causadas pelo clima e quais são os sintomas mais comuns de cada uma delas.


1. Resfriado


Espirros e coriza são característicos do resfriado, que também pode ser acompanhado por obstrução nasal e até uma febre baixa. Geralmente, é uma doença inofensiva. Mesmo existindo diversos tipos de medicamentos para minimizar os sintomas, os sintomáticos, esses costumam desaparecer sozinhos em até duas semanas.


2. Gripe


Muitas pessoas não sabem diferenciar ao certo uma gripe de um resfriado, porém são doenças diferentes. A gripe é causada pelo vírus influenza, que adora circular pelos ambientes fechados e, de preferência, com grande concentração de pessoas. Além dos sintomas do resfriado, também é comum apresentar febre mais alta, dores no corpo e fadiga.


O importante é que a gripe deve ser controlada e medicada para não evoluir e causar complicações mais graves.


3. Sinusite


A sinusite acontece quando há inflamação nos seios nasais, ou seja, na região em torno do nariz. Ela pode ser provocada por alergias, vírus ou bactérias. Em geral, os sintomas são dores de cabeça e nos olhos, pressão nos seios da face, coriza, obstrução nasal e algumas vezes rouquidão.


4. Bronquite


Como o nome sugere, é uma inflamação nos brônquios, isto é, nos tubos que levam o ar até o pulmão. Por isso, normalmente, o paciente sente falta de ar e começa a apresentar uma tosse seca com chiado, que logo dá lugar a uma tosse com catarro.


5. Rinite alérgica

A rinite alérgica está entre as doenças alérgicas mais comuns. Nesse caso, quando o paciente entra em contato com o causador da alergia, o organismo tenta defender-se. O objetivo é fazer com que esse “intruso” não chegue a outras partes do corpo. Com isso, imediatamente ocorre uma inflamação ou irritação das mucosas nasais.


Espirros frequentes, coriza constante, obstrução nasal, coceira no nariz e nos olhos são os principais sintomas.


6. Pneumonia


Uma gripe ou uma bronquite, quando não tratadas, podem evoluir para uma infecção grave nos pulmões, isto é, uma pneumonia. Os sintomas principais são febre alta, dificuldade para respirar e dor no peito, além de tosse com catarro e calafrios. É indispensável buscar tratamento imediatamente, pois a doença pode ser fatal.


7. Amidalite


É a infecção das amídalas, que pode ser causada por vírus ou bactéria. O paciente com amidalite sente dores da garganta, principalmente ao engolir, apresenta mau hálito e febre.Em casos de recorrências, a cirurgia é cogitada. 


Doenças comuns pela mudança do clima X Tratamento


Muitas pessoas acreditam que as doenças causadas pelo clima podem ser tratadas em casa. Porém é importante lembrar que a automedicação pode trazer consequências graves. Somente um médico é capaz de diferenciar com segurança uma doença da outra. A falta de conhecimento pode simplesmente mascarar os sintomas e agravar ainda mais um problema.


Por isso, a orientação é buscar atendimento médico, principalmente quando o paciente for de risco. Crianças, idosos, doentes crônicos e gestantes podem ter complicações mais sérias se comparado a uma pessoa em condições normais de saúde.


Além disso, cada doença possui um tratamento específico. Por exemplo, uma sinusite viral pode exigir medicamentos diferentes de uma sinusite bacteriana. Portanto, não deixe de consultar um médico.


Dicas de prevenção


Para não ter que se expor a outros vírus/bactérias em um ambiente hospitalar, o ideal mesmo é prevenir-se. É possível se preparar para mudanças de estação ou viagens a regiões com climas extremos. Para isso, existem algumas dicas capazes de fortalecer seu sistema imunológico e prevenir o desenvolvimento de doenças. Veja quais são:

  • mantenha sempre uma alimentação variada e rica em alimentos saudáveis;

  • durma, pelo menos, 8 horas por dia;

  • pratique exercícios físicos regularmente;

  • evite fumar e consumir bebidas alcoólicas;

  • não permaneça em lugares fechados e com muitas pessoas;

  • lave as mãos com frequência e tenha sempre um álcool gel por perto;

  • mantenha o ambiente umidificado. Uma bacia de água ao lado da cama durante a noite já é o suficiente;

  • não deixe de manter a casa bem arejada;

  • a limpeza na casa e no ambiente de trabalho deve ser reforçada;

  • lave o nariz e os olhos com soro fisiológico para evitar que fiquem ressecados;

  • mantenha seu corpo sempre bem hidratado. O ideal é ingerir 2 -3 litros de água por dia.


Seguindo esses passos simples, as chances de contrair doenças causadas pelo clima reduzirão significativamente. E nossa última dica é: compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos e familiares possam prevenir-se também. Até logo!


Agende sua consulta pelo nosso site ou ligue para (61) 3542-2803 . A clínica Otorrino DF agora oferece pronto-atendimento nas unidades Asa Sul e Asa Norte.

0 visualização

 ASA SUL 

Endereço:

709/909. Centro Médico Julio Adnet - SEPS SEP Sul, Sia Lt A - Clínica 2, Subsolo - CEP: 70390-095

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 ASA NORTE 

Endereço:

Ed. Cléo Octávio - Em frente HRAN. Setor Médico Hospitalar Norte - CEP: 70710-100

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

 TAGUATINGA 

Endereço:

Ed. Pátio Capital QS 3. - Pistão Sul. / Térreo
CEP: 71953-000

Navegue Até Nós

#maps_padrão_1.png
waze_02.png
Uber_100x100.png

Sobre a Otorrino DF

Consultas médicas, exames e cirurgias para pacientes com necessidades relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.
Será um prazer receber você aqui em nossa clínica! 

Nossos Médicos

Os profissionais da clínica Otorrino DF buscam atualizações constantes em suas especialidades visando oferecer atendimento personalizado e humanizado a seus pacientes.

  • Instagram - Otorrino DF
  • YouTube - Otorrino DF
  • LinkedIn - Otorrino DF
  • Facebook - Otorrino DF
  • Twitter OtorrinoDF
bg otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
nariz otorrino pediatra df emergencia criança otorrinolaringologia asa sul asa norte brasilia distrito federal lago sul lago norte urgente ouvido nariz garganta adulto
Clínica Otorrino DF © Todos os direitos Reservados