Bruxismo: saiba o que é e como tratar

Atualizado: 17 de jan. de 2019

Foto divulgação: Freepik (Royalty free)

“Uma dor de cabeça pode ser tensão de estresse ou bruxismo. É necessário avaliar o corpo humano como um todo”, alerta a médica otorrinolaringologista Isabele Bulhões. O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou principalmente durante o sono. Não se sabe ao certo as causas desse problema, que pode ter origem emocional ou ser consequencia de inflamações de ouvido ou apneia do sono.

Em casos mais graves, o barulho do ranger ou apertar dos dentes pode ser tão alto que é capaz de despertar uma pessoa que estiver dormindo próximo. Com o tempo, os dentes passam a ficar achatados, fraturados, lascados ou até soltos, por conta do atrito e da força da mandíbula. Com isso, o paciente passa a sentir mais dores de cabeça, de ouvido e uma maior sensibilidade dentária, além de outros sintomas.

Estimulantes como a nicotina do cigarro, álcool, cafeína e outras drogas podem contribuir para o desenvolvimento do bruxismo. É mais comum em crianças, mas costuma desaparecer durante a adolescência. Vale ressaltar que não é um transtorno perigoso, mas deve ser tratado para evitar danos permanentes nos dentes e dores desconfortáveis na face, cabeça e nos ouvidos.

Se nossas informações foram úteis para você, também podem ajudar outras pessoas.

Compartilhe o texto em suas redes sociais!

Vale a pena conhecer!

Agende a avaliação daqueles que você ama!

Mais de 60 planos de saúde e convênio.

Consulta e exames no mesmo dia e local, com preferencia absoluta aos idosos. Afinal, agora é nossa hora de retribuir tantos anos de dedicação.

(61) 3542-2803 / (61) 9.9604-2803

Auto-Agendamento e Chat no Site.