Fga. Carla Elisa Pereira de Souza

Dizer que o paciente precisa se acostumar com um sintoma tão desconfortável quanto a tontura é inaceitável. Ninguém precisa conviver com isso, muito menos se acostumar. Tenho orgulho de trazer esperança para muitos diariamente.

colorida_logo_medico_otorrino_pediatra_d

"

"

Fonoaudióloga pela UFMG desde 2005, Carla Elisa é especialista em Audiologia pelo IEAA-SP, um ramo da ciência que estuda a audição, seu equilíbrio e distúrbios relacionados. Ela faz parte do time de especialistas da OtorrinoDF desde 2015, quando se apaixonou pela Otoneurologia, área da Medicina que estuda os sistemas neurossensoriais relacionados ao equilíbrio e à audição, e, em 2017 fez o curso de Aprimoramento em Otoneurologia, pela ENSI-SP.

 

Segundo ela, a Clínica OtorrinoDF oferece o serviço completo, com todos os exames e testes, desde os mais tradicionais aos mais modernos, para realizar o melhor diagnóstico e também o melhor tratamento para os casos de tontura e distúrbios do equilíbrio. "A oportunidade de fazer o meu trabalho da melhor forma, com a qualidade que eu quero imprimir na minha atuação. Fazer parte de uma equipe em que os colegas respeitam e valorizam minha opinião, em um ambiente com boa infra-estrutura, é o que me motiva a sair de casa todos os dias para o trabalho", comenta.

Quais os principais motivos que te fizeram escolher a sua atual profissão?

Escolhi a Fonoaudiologia porque queria trabalhar na área de saúde, cuidando de crianças. Mas ainda durante o curso, percebi que a Fono é muito mais abrangente do que imaginava a princípio. Conheci outras áreas de atuação, com outros públicos; passei a gostar da avaliação, que me parece um quebra-cabeças, onde cada peça é importante para montar o quadro final. Trabalhar com adultos e idosos passou a ser muito gratificante, percebi que, além de ajudar os outros, tenho muito a aprender também.

Qual o maior medo dos pacientes que se queixam de tontura?

A avaliação de tontura é alvo de muito medo. A maioria dos pacientes chega ao consultório cheia de medos: de sentir de novo, das histórias que ouviram de outras pessoas, do diagnóstico... Mas hoje os testes são menos desconfortáveis e mais precisos; conseguimos definir, na maioria dos casos, o que causou a tontura, onde está o problema e como resolvê-lo. Não há porque ter medo! Quanto antes o diagnóstico correto for feito, menos tempo o paciente sofre com tratamentos sintomáticos, que não resolvem a causa do problema; menos tempo limitando as atividades do dia a dia por medo de sentir tontura e mais qualidade de vida, podendo aproveitar cada momento do jeito que preferir.

Qual a sua recomendação para os futuros fonoaudiólogos?

Estudem! E pensem sempre no bem estar do paciente... Com o estudo contínuo aprimoramos a técnica, o que nos permite atuar e conquistar a valorização por parte dos colegas e dos pacientes. Mas o nosso objetivo primeiro deve ser sempre o bem estar do nosso paciente. Com uma atuação pautada nisso, conquista-se todo sucesso profissional que podemos almejar...

Qual foi a sua maior conquista profissional até hoje?

A maior conquista profissional foi o convite feito pela organização do Congresso da FORL, em 2018, para palestrar sobre Avaliação Otoneurológica. Me senti muito honrada e feliz pelo reconhecimento. Mas as grandes conquistas diárias vem quando cada paciente confia a mim sua saúde  e sua esperança; essa é a grande recompensa que eu recebo todos os dias.

  • Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

  • Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa)

  • Curso Teórico-Prático Intensivo sobre Zumbido pelo Instituto Ganz Sanchez (SP)

  • Curso Zumbido: Avaliação e tratamento fonoaudiológico pela Fonoaudiálogo Educação Continuada (SP)

  • Curso de Diagnóstico Audiológico em Adultos pela Comunicativa Cursos (GO)

  • Curso de Avaliação e Reabilitação Vestibular pela FonoCursos BSB (DF)

  • Curso de Vectonistagmografia e Videonistagmografia pela Clínica Cóser (RS)

  • Curso de Potenciais Evocados Auditivos pela Clínica Cóser (RS)

  • Curso de Aprimoramento em Otoneurologia pela ENSI (SP).

  • Twitter - círculo cinza
  • oie_transparent
  • Otorrino DF Entenda Mais
  • Otorrino DF Linkedin
  • www.facebook.com/clinicaotororrinodf
Dr. Carla Instrumento 2 Impresso.jpg

Especialidade
Fonoaudiologia

CRFa

5-4747-6