Dra. Manuela Dowsley Guttemberg

cbn.jpg
Antes de tudo, CLIQUE e escute
a entrevista de 7/1, na CBN
Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

"

Algumas vezes adiamos medidas essenciais para nossa vida por não termos ideia do bem que elas nos fariam.

"

Em 10 anos de profissão, Manuela coleciona casos de sucesso em cirurgias de nariz, garganta e estéticas, como a Otoplastia (para correção de orelhas de abano). Filha de médicos e Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB), ela explica que a qualidade de vida é um dos bens mais preciosos do ser humano, e que esse é o principal objetivo das cirurgias otorrinolaringológicas. 

Segundo Dra. Manuela, cirurgias de adenoide e amígdala são realizadas principalmente em crianças com queixas de  roncos, respiração bucal, apneia do sono e amigdalites de repetição.  Esses dois últimos sintomas também podem ser indicações para cirurgias de amígdalas em adultos.

Cirurgias nasais, por sua vez, são aquelas para correção de desvio de septo, cornetos aumentados e, ainda, sinusites de repetição e crônica, em geral realizadas por vídeo e sem cicatrizes externas, indicadas para melhora da respiração nasal do paciente.

A Dra. fala, com felicidade: “A dinâmica entre consultas, exames e cirurgias e a troca constante de conhecimento e experiências com os pacientes faz parecer que a vida corre como um rio, e sempre se renovando".

Qual você considera a maior conquista da sua carreira?

Poderia falar aqui sobre a conclusão da residência, o título de Mestre, o ingresso na OtorrinoDF, umas das clínicas mais sólidas da capital Brasileira. Mas as conquistas que estão nas entrelinhas foram e sempre serão esse constante aprendizado que o dia a dia como médica me possibilita.

 

O que falaria para as pessoas que protelam ou sentem medo de fazer os procedimentos de sua área de atuação médica?

Algumas vezes adiamos medidas essenciais para nossa vida por não termos ideia do bem que elas nos fariam. Não adie o seu bem-estar, a sua qualidade de vida é um dos seus bens mais preciosos e esse é o principal objetivo das cirurgias otorrinolaringológicas.

Quais os principais motivos que te incentivaram à profissão?

O cuidado ao próximo refletido em uma profissão me encantou desde criança, o exemplo dos meus pais, ambos médicos, e a vida dinâmica com propósito bem definido me fizeram escolher ser Médica.  A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) trilhou meu amor pela Otorrinolaringologia.

 

Quais são os ganhos pessoais com a profissão?

 

Hoje me considero uma pessoa e médica melhor do que ontem e espero que amanhã consiga ser ainda melhor. O tempo serve para nos mostrar que sempre podemos e temos que lutar para dar o nosso melhor e espero fazer isso na minha vida e profissão!

 

O que você diria para quem pensa em seguir esse mesmo trajeto profissional?

Diria que não irá se arrepender e terá a oportunidade de ajudar muitas pessoas e ao mesmo tempo aprender bastante, só não pode ter medo de arregaçar as mangas estudar muito e trabalhar mais ainda! Tudo isso terá recompensas diárias e inesquecíveis!

  • Graduação: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Pós-Graduação: Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB).

  • Residência médica em Otorrinolaringologia: IMIP (Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira).

  • Titulação: Especialista em Otorrinolaringologia /AMB ABORL-CCE.

  • Membro associado da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.

  • Especialização em aplicação de Toxina Botulínica pelo Instituto Jurado.

  • Atuação Profissional: Otorrino DF, SESDF.

  • Twitter - círculo cinza
  • oie_transparent
  • Otorrino DF Entenda Mais
  • Otorrino DF Linkedin
  • www.facebook.com/clinicaotororrinodf
dra manuela dowsley otorrino df.jpg

Especialidade
Otorrinolaringologista

CRM-DF

18546

RQE

10147