Dr. Marco Tulio Soares Andrade

Screen Shot 2019-02-26 at 18.27.31.png

"

Meu objetivo é sempre estabelecer uma boa relação com meu paciente, fazendo dele um amigo. Sem confiança não há tratamento que dê certo.

"

Motivado pelo desafio que envolve a profissão, pela necessidade de estar em constante estudo e atualização e devido ao fascínio pelo estudo do corpo humano, Marco Túlio Andrade decidiu cursar medicina. 

Médico desde 2013, Marco tem como motivação em seu local de trabalho a gratidão dos pacientes ao receberem um tratamento bem-sucedido e os desafios que se impõem a cada dia na profissão. 

O doutor incentiva àqueles que desejam seguir a sua trajetória profissional a estudarem bastante e a se dedicaram à profissão de corpo e alma. Marco reforça que a importância de possuir uma habilidade para lidar com o público infantil é uma qualidade imprescindível ao otorrinolaringologista. Além do mais, a paciência, a empatia, a dedicação e a curiosidade insaciável são características essenciais a qualquer médico e a otorrino não foge a essa regra.

Ele também fala sobre a importância de garantir que o paciente compreenda bem sua doença e assim ajude a pensar na melhor solução para seu problema. De acordo com o médico, cada indivíduo tem suas necessidades, seus medos, suas ansiedades e limitações. Portanto, procura desenvolver um tratamento que lhe seja confortável, lhe pareça lógico e o seja mais resolutivo possível.

colorida_logo_medico_otorrino_pediatra_d

Você é cirurgião? De quais especialidades? Fale de cada uma delas: causa, sintoma, possível cura a partir de:

Sim, sou cirurgião em otorrinolaringologia e cirugia crânio-maxilo-facial. Na otorrino, operamos condições associadas ao nariz (cirurgias de septo, cornetos, pólipos, adenoides, tumores, sangramentos nasais), garganta (amigdalas, ronco, tumores, malformações), ouvido (reconstrução do tímpano, infecções crônicas) e laringe (alterações das cordas vocais). Operamos também as alterações estéticas da face, principalmente do nariz e das orelhas. Em crânio-maxilo-facial, operamos as malformações ósseas da face, cirurgia ortognática, fraturas de face, ATM e tumores da face.

O que falaria para as pessoas que protelam ou sentem medo de fazer os procedimentos de sua área de atuação médica? 

Eu diria que todo procedimento cirúrgico tem seu risco. Porém, em mãos capacitadas e cuidadosas, com carinho, atenção e prudência, os benefícios que podem ser trazidos pela cirurgia compensam facilmente os riscos.

  • Graduação: Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto – FMRP – USP​

  • Residência Médica: Otorrinolaringologia: Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto – FMRP – USP​

  • Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial: Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto – FMRP – USP

  • Titulação: Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)

  • Twitter - círculo cinza
  • oie_transparent
  • Otorrino DF Entenda Mais
  • Otorrino DF Linkedin
  • www.facebook.com/clinicaotororrinodf

Especialidade
Otorrinolaringologista

CRM-DF

24585

RQE

15593