Dr. José Stênio Ponte Dias Filho

colorida_logo_medico_otorrino_pediatra_d
Vacinação da gripe: Em entrevista para a CBN, o médico José Stênio Ponte responde as principais dúvidas dos ouvintes sobre a vacina.
cbn.jpg
CBN - Campanha vacinação da gripe 2019
00:00 / 00:00

Natural do Ceará, Dr. José Stênio é otorrinolaringologista há 12 anos e gestor da OtorrinoDF. Entre consultas, cirurgias e a administração da clínica, Dr. Stênio é referência em cirurgias de desvio de septo (septoplastia) e laringe (microcirurgia para pacientes com voz rouca, disfonia, pólipo, cistos, nódulos e lesões cancerígenas de laringe).  

 

Segundo ele, muitos pacientes não querem operar no momento indicado pelo médico. Há pacientes, por exemplo, com Desvio de Septo que, já acostumados com a condição de baixa qualidade de respiração, adiam a cirurgia. "Mas é incrível como a qualidade de vida muda muito, e para melhor, após a cirurgia. E ouvimos depoimentos assim: 'Nossa, nem mesmo sabia, Dr., que existia esta facilidade em respirar que sinto agora' ",  destaca. E complemente: "É este tipo de depoimento que me move, na profissão".

Quais os principais motivos que te fizeram escolher a sua atual profissão?

O fato de poder ajudar ao próximo e agregar o meu conhecimento à necessidade das pessoas, gerando qualidade de vida e bem-estar a partir da saúde. Especificamente a otorrinolaringologia é um ramo que eu me identifiquei pela possibilidade de associar a clínica com a cirurgia. Muitas vezes não há necessidade de cirurgias, certamente. Mas se há necessidade, o paciente encontra a confiança do médico ambulatorial, também para a cirurgia.

Quais são as mais recorrentes cirurgias em otorrinolaringologia? 

Septoplastia (Desvio de Septo e Obstrução Nasal), Adenoamigdalectomia, Laringe, Rinosseptoplastia e Amigdalas são cirurgias diárias, feitas na clínica. Vale ressaltar que o benefício gerado, para o restante da vida dos pacientes, é muito motivador. Relativamente simples, estas cirurgias são verdadeiros marcos na vida de quem as faz. Já a micro cirurgia de Laringe é minha especialidade, e poucos médicos a praticam em Brasília. Micro cirurgia de Laringe, que envolve Voz Rouca, Disfonia, Pólipos, Cistos, Nódulos, Lesões Cancerígenas de Laringe e outras. Todos os colegas de Brasília indicam meu nome aos pacientes.

É bom lembrar que é o nariz que leva a a qualidade de respiração para o Pulmão?

O Otorrinolaringologista tem papel fundamental para a qualidade de vida da criança, adulto e idoso. Há pessoas com baixa resistência, baixa energia, não conseguem alcançar metas de esporte, por exemplo, e em muitas das vezes a questão está no nariz, como exemplo no desvio de septo. Há pacientes que dizem "Tenho 2 datas de nascimento: a efetiva, e a que fiz a cirurgia. Minha vida é totalmente diferente, e melhor, pós cirurgia". O pulmão naturalmente perde a elasticidade com o tempo. Assim, o nariz tem uma crescente atuação, com o passar do tempo. Ou seja, quanto menos o pulmão responde, em decorrência da idade, mais necessária se faz a função do nariz e dos canais de respiração. A cada ano, o fluxo de ar do nariz tem que ser maior, para compensar a natural perda de elasticidade do pulmão. Motivo porque não pode haver obstrução nasal, já no momento presente. Há cirurgias que, quanto antes sejam feitas, melhor. 

O que mais te motiva para a profissão?

Aqui na OtorrinoDF tenho também uma importante função de gestão. Assim, lido também com a equipe, uma segunda paixão: Penso que lidar com pessoas é fomentar a força conjunta. Fazer remar junto. Todos com o mesmo foco. A maneira com que posso envolve-las é, claro, com a questão financeira, mas sobretudo gerando experiências diferentes e positivas, a partir da chance que temos de promover saúde, alegria e bem-estar. É preciso que se tenha amor à profissão e ao próximo. E é isto que move um médico, na profissão. 

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) c/ internato pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

  • Pós graduação em Gestão em Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) 

  • Residência em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial pela Beneficência Portuguesa de São Paulo (SUS/SP – MEC)

  • Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)

  • Membro associado da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)

  • Membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF)

  • Médico responsável técnico e diretor da clínica OtorrinoDF

  • Twitter - círculo cinza
  • oie_transparent
  • Otorrino DF Entenda Mais
  • Otorrino DF Linkedin
  • www.facebook.com/clinicaotororrinodf

Especialidade
Otorrinolaringologista

CRM-DF 17362

CRM-GO 16664

CRM-CE 9559

CRM-SP 127847

cbn.jpg
CBN - Doença do beijo
00:00 / 00:00

Doença do beijo: ouça a entrevista do Dr. José Stênio Ponte, para a CBN, explicando como diagnosticar e tratar a doença.

cbn.jpg
CBN - O uso de fones de ouvido
00:00 / 00:00

Fones de ouvido: Em entrevista para a CBN, o médico José Stênio Ponte explica os prejuízos desse dispositivo à saúde auditiva.