Audiometria

É um exame que avalia a capacidade do paciente de ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas, permitindo orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso. O exame de Audiometria costuma ser dividido em dois exames:

Audiometria vocal - que tem como função avaliar a capacidade do paciente de compreender e reconhecer os sons da fala humana.  Audiometria tonal - que avalia a percepção do paciente a sons emitidos em diferentes frequências, detectando o grau e tipo de perda auditiva do paciente.

O resultado de ambos os exames é apresentado em um gráfico chamado audiograma, que informa ao paciente suas respostas auditivas  aos vários sons emitidos.

Como é feito: em cabine acústica, apresentam-se estímulos sonoros para que o paciente identifique o som de intensidade mais baixa que é capaz de ouvir. Em seguida, verifica-se a menor intensidade em que o paciente consegue compreender a fala e a porcentagem de palavras que ele consegue repetir corretamente.


Duração média: entre 10 e 20 minutos


Recomendações: é importante ter feito repouso auditivo (evitar exposição a sons intensos, como fones de ouvido, ruído ocupacional e outros) e que o paciente esteja descansado, já que o exame exige atenção.

audiometria_otorrino_pediatra_df_emergen
audiometria_audiológicos_exames_otorrino

Audiometria

O que é audiometria?

A audiometria é um exame que avalia capacidade do paciente de ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.

Como é realizado o exame?

O exame de audiometria é realizado por um fonoaudiólogo habilitado. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor. O paciente é colocado numa cabine acústica que visa isolá-lo dos sons ambientes, com uma janela de vidro através da qual o examinador pode vê-lo. O paciente deverá colocar um fone de ouvido, acoplado a um pequeno microfone, através do qual ouvirá certos sons emitidos pelo examinador e deverá responder a eles mediante sinais gestuais previamente combinados (levantar uma das mãos, por exemplo). Em uma parte do exame o paciente deverá repetir palavras emitidas pelo examinador.

Por que realizar o exame?

O exame é realizado para avaliação da audição do paciente e quantificar o grau de perda e definir a conduta do profissional.

Marque agora mesmo, ainda para esta semana! 

Use o Auto Agendamento 24 horas, o WhatsApp, o Telefone fixo ou o Chat do Site em horário comercial. Mais de 60 convênios, ou Particular. Veja na aba acima!